Topo

Mexicano Emmanuel Lubezki ganha Oscar de melhor fotografia por "Gravidade"

03/03/2014 00h47

Los Angeles (EUA.), 2 mar (EFE).- O mexicano Emmanuel Lubezki ganhou, em sua sexta indicação aos prêmios da Academia de Hollywood, o Oscar de melhor fotografia por "Gravidade", dirigido por seu compatriota Alfonso Cuarón.

"Quero compartilhar este prêmio com o elenco e a equipe técnica desta produção, e especialmente com Alfonso. Obrigado por sua paixão, criatividade e liderança que tornaram possível esta viagem", afirmou Lubezki da plateia do Teatro Dolby de Hollywood.

O diretor de fotografia também quis compartilhar o reconhecimento com o produtor David Heyman, o estúdio Warner Bros e a atriz Sandra Bullock, que na sua opinião fez "um trabalho maravilhoso" no filme.

Por último deu agradeceu a sua família, amigos e professores. "Nem todos. Só a alguns", disse entre risos.

Lubezki já foi indicado por "A Princesinha", "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", "The New World", "Filhos da Esperança" e "A Árvore da Vida".

Seu detalhado trabalho em "Gravidade" impressionou e foi fundamental para dar a dimensão espetacular de um filme que se desenvolve no espaço e no qual a escassez de elementos é a principal característica, por isso a qualidade da imagem era básica para que a história emocionasse o espectador.

Lubezki é um renomado fotógrafo formado em História pela Universidade Autônoma do México (UNAM) e em cinema no Centro Universitário de Estudos Cinematográficos.

Ele foi o diretor de fotografia do popular "Como água para chocolate", "Miroslava" e "Ambar".

Ao longo de sua carreira colaborou com cineastas do porte de Tim Burton, Danny Boyle, Michael Mann e Terrence Malick.