Topo

Cate Blanchett ganha Oscar de melhor atriz por "Blue Jasmine"

03/03/2014 02h18

Los Angeles (EUA), 2 mar (EFE).- Cate Blanchett, favorita na categoria, ganhou a estatueta de melhor atriz por sua atuação em "Blue Jasmine", dirigida por Woody Allen.

Suas concorrentes eram Sandra Bullock ("Gravidade"), Amy Adams ("Trapaça"), Judi Dench ("Philomena") e Meryl Streep ("Álbum de Família").

Cate, que reconheceu com graça o talento das outras indicadas, agradeceu especialmente Woody Allen por seu "extraordinário roteiro".

"Estou orgulhosa que o filme tenha conseguido ficar tanto tempo em cartaz nos cinemas. Graças ao estúdio Sony Pictures Classics, aos espectadores e àqueles na indústria que não pensam que os filmes protagonizados por mulheres são um nicho. As pessoas querem vê-las e, de fato, arrecadam dinheiro", declarou, provocando uma grande ovação do público presente no Teatro Dolby.

Desde a estreia de "Blue Jasmine" em julho, Cate Blanchett apareceu em todas as listas como favorita ao Oscar graças a esse papel, tão arriscado como gratificante, escrito para ela por Woody Allen. É a sexta indicação da atriz, que ganhou o Globo de Ouro, o SAG, o Critic's Choice e o Bafta por esse papel.

O filme conta a história de uma mulher rica da alta sociedade de Nova York que vê como sua vida começa a desmoronar após descobrir as fraudes imobiliárias de seu marido. Por isso, decide se mudar para San Francisco (Califórnia), enquanto se recupera, a base de remédios, de uma depressão.

Este é seu segundo Oscar após o conseguido com "O Aviador" em 2005.