Topo

Alfonso Cuarón ganha Oscar de melhor diretor por "Gravidade"

03/03/2014 01h54

Los Angeles (EUA.), 2 mar (EFE).- O mexicano Alfonso Cuarón venceu o Oscar de melhor diretor por "Gravidade", e se tornou o primeiro cineasta latino da história a vencer nessa categoria.

Seus rivais eram Steve McQueen ("12 Anos de Escravidão"), Martin Scorsese ("O Lobo de Wall Street"), David O. Russell ("Trapaça") e Alexander Payne ("Nebraska").

"Esta foi uma experiência transformadora. Se não tivesse sido assim, teria sido uma perda de tempo", afirmou o diretor em alusão aos mais de quatro anos que demorou para realizar essa produção. "Este trabalho trouxe sabedoria para muita gente, e a mim botou mais cabelos brancos na cabeça", acrescentou.

Cuarón foi acordado de seu filho Jonás, co-roteirista do longa, assim como de seu casal de protagonistas, formada por George Clooney e Sandra Bullock.

"Sandy, é a alma e o coração do filme", disse, emocionado.

Ele provocou risos no Teatro Dolby ao se referir aos executivos de Warner Bros como "wise guys" (mafiosos), termo que corrigiu imediatamente para empregar as palavras "wise people" (gente sábia).

Finalmente, e em espanhol, lembrou de sua mãe. "Por você estou aqui. Te amo", declarou.

Cuarón finaliza uma temporada de reconhecimento por seu trabalho, como no Bafta, no Globo de Ouro, no prêmio do Sindicato de Diretores dos EUA (DGA) e no do Sindicato de Produtores dos EUA (PGA).