Topo

Preparativos para o Oscar são finalizados apesar das fortes chuvas

02/03/2014 05h44

Los Angeles (EUA), 2 mar (EFE).- Está tudo pronto para a realização da 86ª edição do Oscar neste domingo, apesar das intensas chuvas que castigam a cidade de Los Angeles e que, mesmo com a luta dos encarregados pela limpeza, encharcaram nas últimas horas parte do tapete vermelho por onde desfilarão as estrelas do cinema.

A equipe de produção, no entanto, acredita que o clima dê uma trégua quando as celebridades começarem a chegar ao Teatro Dolby de Hollywood, por volta das 14h30 locais (20h30 de Brasília), momento para o qual prometem que a passarela estará em perfeitas condições diante dos olhos de dezenas de milhões de espectadores.

A tragicomédia criminal "Trapaça" e a história de sobrevivência no espaço "Gravidade" partem como favoritas com dez indicações cada uma. Entretanto, o prêmio de melhor filme deverá ficar entre o longa do mexicano Alfonso Cuarón e "12 Anos de Escravidão", a história real de um afro-americano livre que é sequestrado para servir como escravo.

Os antecedentes indicam que "12 Anos de Escravidão" parte como favorito ao grande prêmio da noite após ter vencido o Globo de Ouro, o Critic's Choice Awards, o prêmio do sindicato de produtores PGA e o britânico Bafta.

Cuarón concorre a três estatuetas douradas como melhor diretor, produtor - caso "Gravidade" consiga o Oscar de melhor filme - e montagem. Seu compatriota Emmanuel Lubezki também está em disputa na categoria de melhor fotografia, também por "Gravidade".

Lupita Nyong'o, queniana nascida no México, lutará pelo Oscar de melhor atriz coadjuvante e tem Jennifer Lawrence ("Trapaça") como principal concorrente.

Na corrida pelo prêmio de melhor ator são dois os candidatos mais destacados, Matthew McConaughey ("Clube de Compras Dallas") e Leonardo DiCaprio ("O Lobo de Wall Street"), enquanto o Oscar de melhor atriz deve ficar com Cate Blanchett ("Blue Jasmime").

Também parecem garantidas as estatuetas para Cuarón como melhor diretor e Jared Leto como melhor ator coadjuvante ("Clube de Compras Dallas"), o mesmo para "Frozen: Uma Aventura Congelante" como melhor filme de animação e melhor canção original ("Let It Go").

A celebração da 86ª edição do Oscar começará às 17h30 locais (22h30 de Brasília) e será conduzida pela comediante e apresentadora de TV Ellen Degeneres.

Entre os apresentadores dos prêmios estão Penélope Cruz, Robert De Niro, Harrison Ford, Anne Hathaway, Angelina Jolie, Jennifer Lawrence, Brad Pitt, Will Smith e John Travolta, entre outros.