Topo

Rei Momo recebe as chaves do Rio e dá início ao carnaval carioca

28/02/2014 14h02

Rio de Janeiro, 28 fev (EFE).- O rei Momo recebeu nesta sexta-feira as chaves da cidade do Rio de Janeiro das mãos do prefeito, Eduardo Paes, e deu início aos cinco dias da principal festa popular do país.

A cerimônia, que aconteceu no Palácio da Cidade, se transformou em uma festa quando o rei surgiu acompanhado da rainha do carnaval deste ano, Letícia Martins Guimarães, e das princesas Clara Cristina Paixão de Oliveira e Graciele Souza Ferreira.

Após receber a chave, o rei Momo, com uma coroa bordada com forma de bola em sua base e terno branco, declarou aberta "a maior festa cultural e popular do Planeta"

"Declaro aberto o Carnaval da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. Está decretada a alegria!", gritou para alvoroço de seus "súditos".

Precedido por dois homens em perna de pau que fizeram uma exibição de samba a mais de dois metros de altura, o rei Momo recebeu as chaves das mãos do prefeito, que se ajoelhou perante a presença do "monarca".

Paes brincou sobre a necessidade de o soberano saber lidar com os problemas de trânsito que assolam a cidade há semanas devido ao fechamento de diferentes vias e por diferentes obras públicas.

Além disso, assinalou que Rio é "a cidade mais maravilhosa de todas as cidades e a mais alegre", e pediu que durante a festa de carnaval "os cariocas possam se divertir".

"Que a cidade possa mostrar uma vez mais para todo o Brasil e para o mundo toda sua força, toda sua energia e toda sua alegria", concluiu.

O prefeito, com um chapéu panamá, foi o primeiro a se somar à alegria destes dias dançando junto com foliões ali reunidos e se aproximando várias vezes das princesas do carnaval que dançaram a seu ao redor.

Pouco depois de o Rei Momo assumir um novo reinado começaram a desfilar por diferentes ruas da cidade os primeiros blocos programados para este carnaval.