Topo

Complexo funerário do século III d .C. é descoberto na Itália

21/02/2014 17h13

Roma, 21 fev (EFE).- Um complexo funerário do século III depois de Cristo batizado de "a pequena Pompéia" e em ótimo estado de conservação foi descoberto na cidade veneziana de Concordia Sagittaria, antiga colônia romana de Iulia Concordia.

De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira pela imprensa italiana, a descoberta aconteceu durante os trabalhos realizados por uma pesquisa arqueológica e, em virtude dos resultados, foi possível conhecer o complexo inteiro.

Entre as descobertas mais importantes estão um pódio calcário de quase dois metros de altura por seis metros de comprimento, dois sarcófagos de pedra, a base de um terceiro e outros restos de uma necrópoles (conjunto de sepultamentos) do século I antes de Cristo.

De acordo com os jornais da região, desde o século XIX não era feita uma descoberta de um sepulcro conservado em tão bom estado.

A boa conservação se deve a uma inundação ocorrida no século V depois de Cristo que cobriu o local com uma camada de areia e escombros que o deixou inacessível.