Topo

Escolas de samba do Rio finalizam últimos detalhes antes do Carnaval 2014

20/02/2014 21h34

Rio de Janeiro, 20 fev (EFE).- As escolas de samba do Rio de Janeiro, a uma semana do início do carnaval, finalizavam nesta quinta-feira os últimos detalhes de suas fantasias e carros alegóricos na Cidade do Samba, uma corrida contra o tempo que já se tornou habitual antes do esperado desfile na avenida.

Nos diferentes barracões das agremiações, que se encontram no mesmo espaço - 13 escolas, no total -, dezenas de soldadores, carpinteiros, pintores e costureiros trabalhavam sem cessar, contra o relógio, para ter tudo pronto.

A Cidade do Samba hoje era tomada por um generalizado vai e vem de pessoas, tanto de funcionários das escolas como de curiosos e jornalistas, que observaram as cores e as fantasias que estarão presentes no Sambódromo dentro de poucos dias.

Em um ano em que tiveram mais tempo que o normal, já que, em vez de cair em fevereiro, o carnaval será realizado no início de março, as diferentes escolas se apressavam para evitar qualquer tipo de imprevisto e estarem perfeitas na avenida.

O Rio de Janeiro receberá cerca de 920 mil turistas e cerca de US$ 950 milhões de receita nas festas carnavalescas deste ano, segundo previsões divulgadas hoje.

A maior parte da receita do Carnaval, US$ 750 milhões, será gerada pelo turismo, segundo o governo do estado do Rio de Janeiro.

"O Rio de Janeiro está no foco internacional devido aos grandes eventos, como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos de 2016, a visita do papa, a Copa das Confederações de 2013 e a Cúpula Rio+20, disse o secretário regional de Desenvolvimento Econômico, Julio Bom.

Segundo o secretário regional, "desde a pacificação das comunidades (ocupação policial das favelas antes dominadas pelo tráfico), notamos um maior interesse dos turistas pela queda da violência urbana".