Entretenimento

Peça sobre imigração árabe no Brasil estreia na capital egípcia

Mostafa Abel-Aty
Cena da peça "Brasil...uma noite no Cairo" Imagem: Mostafa Abel-Aty

19/02/2014 15h54

A peça teatral "Brasil... Uma Noite no Cairo", que aparece como grande uma homenagem aos milhares de árabes que chegaram ao país no final do século XIX e início do XX, estreia nesta quarta-feira (19) na capital egípcia.

Foram muitos os libaneses, sírios e egípcios que, na ocasião, decidiram deixar tudo para trás em busca de novas oportunidades através de "uma rara emigração, não do Norte ao Sul, mas em paralelo", assegurou o diretor da obra, o espanhol Marco Magoa.

"Foram muitos aqueles que partiram do Oriente Médio em direção ao Brasil, integrando sua cultura e vice-versa", acrescentou o diretor.

Na obra, Nadia é uma jovem egípcia que, após a morte de sua avó, uma emigrante no Brasil, decide descobrir a vida daqueles árabes em um país tão distante geográfica e culturalmente.

Desta maneira, Magoa decidiu apostar "em algo que tinha muita força tanto no mundo árabe como no Brasil, ou seja, a música e a poesia".

Através de diversas cartas, canções e poemas de autores como Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira e Elias Farhat, e pelas mãos de Marcelo, um visitante brasileiro, Nadia e seus amigos egípcios descobrem a cultura, a sociedade, a política e, inclusive, a natureza do país que recebeu muitos de seus antepassados.

"Contar a história desta obra é contar minha própria história. Eu também sou emigrante", ressalta Álex Amaral, o ator brasileiro, radicado na Espanha, que desempenha o papel de Marcelo.

Emocionado, Amaral destaca o paralelo entre o momento em que chegou à Espanha há 20 anos e o que vive agora, quando, obrigado pela crise no país ibérico, decidiu retornar.

"Estamos falando de gente que deixa seu lugar para buscar um pouquinho de sol em outro lugar e esta é minha história. Para mim é mais que um prazer, me emociono muito", assinalou.

A peça, que traça um paralelo entre as duas culturas a partir de pequenas histórias, música, capoeira e poesia, ficará em cartaz no teatro Falaki, no Cairo, até a próxima sexta-feira.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo