Topo

Realidade política em Washington não é muito diferente de "House of Cards"

16/02/2014 17h31

Washington, 16 fev (EFE).- A realidade política de Washington não está tão longe da ficção narrada pela série "House of Cards", que estreou a esperada segunda temporada na sexta, no Netflix, percebe o protagonista, Kevin Spacey, cada vez que se senta para assistir ao noticiário.

"Podemos gravar um dia e ao voltar para casa e ver as notícias pensar: 'Sabe, nossas histórias não são tão disparatadas, na realidade não são'", disse neste domingo o ator no programa "This Week", da "ABC".

O ator encarna o maquiavélico congressista Frank Underwood que começa a segunda temporada de "House of Cards" tomando posse como vice-presidente dos EUA após um mirabolante plano para chegar ao cargo.

"Ouvi muita gente", disse Spacey. "Algumas pessoas pensam que 99% do que se mostra é assim, e que 1% não é, como se nunca fosse possível conseguir que fosse aprovada uma lei de educação tão rápido", ironizou o ator.

Spacey não desperdiçou a oportunidade de dar um toque de atenção ao Congresso americano atual, um dos pior avaliados da história e executor de um reconhecível obstrucionismo às políticas do presidente Barack Obama.

"Deve ser muito interessante, não só para o público americano, mas para as pessoas de todo o mundo verem um Congresso muito eficaz que faz as coisas assim. Imagino que (Obama) pense: 'Deus, quem dera pudéssemos avançar com tanta rapidez'", comentou o ator.

Isso porque o presidente dos Estados Unidos é um fã confesso da série, e inclusive pediu no dia da estreia da segunda temporada no Twitter que ninguém soltasse spoilers da trama.

"House of Cards" é uma adaptação de uma série (e livro) britânica de mesmo nome produzida pelo diretor David Fincher ("A Rede Social"), que causou sensação em 2013, quando se tornou a primeira série a ser transmitida pela internet a ser nomeada ao Emmy de melhor drama do ano.

Spacey e Robin Wright, que interpreta a ambiciosa esposa de Underwood, também foram indicados ao principal prêmio da TV americana, o que só fez aumentar a popularidade da série.