Entretenimento

Documentário de espanhol retratará Messi em jantar entre amigos e familiares

15/02/2014 06h45

Nerea González.

Buenos Aires, 15 fev (EFE).- O diretor espanhol Álex de la Iglesia, que se diz um cineasta mais de ficção e não se considera "fã de futebol", começou a rodar nesta semana na Argentina o seu primeiro documentário, um retrato do craque Lionel Messi através de uma espécie de jantar entre amigos e familiares, explicou em entrevista à Agência Efe.

"É um documentário sobre a vida de Leo Messi. Trata-se de uma espécie de jantar com todas as pessoas que estão envolvidas em sua vida, de uma maneira ou de outra, desde familiares, amigos e outros jogadores (...). Estarão jantando em honra a Leo", declarou o diretor de "As bruxas de Zugarramurdi".

"Parece-me curioso falar de um personagem que precisamente só faz o seu trabalho e sai muito pouco na imprensa", destacou De la Iglesia durante a filmagem de algumas das cenas do filme em um café antigo de Buenos Aires.

Com o documentário sobre Messi, De la Iglesia (Bilbao, 1965) se afasta pela primeira vez de sua especialidade, a ficção, embora reconheça que tal mudança carrega uma certa ansiedade de estreante.

"Sou mais de filmes, de ficção. Mas, precisamente por isso, pelo contraditório e absurdo que era empreender um projeto como este, decidi fazê-lo", explicou o diretor de "O Dia da Besta".

"É uma encomenda da Mediapro. Propuseram-me a ideia de fazer o documentário e me pareceu atrativo", ressaltou o diretor espanhol.

Segundo De la Iglesia, seus personagens celebrarão os sucessos de Messi, mas também indagarão "por que é e como é que ele chegou onde chegou".

"Eu não sou muito fã de futebol, francamente", respondeu o diretor ao ser perguntado sobre sua equipe.

O diretor espanhol também assegurou que sua intenção não é fazer algo semelhante ao trabalho do cineasta sérvio Emir Kusturica, que já retratou outro grande camisa 10 da seleção argentina no documentário "Maradona by Kusturica" (2008).

"O que vou fazer é tudo ao contrário. Kusturica é um grande diretor, é um gênio. Eu sou um mero artesão que está tentando fazer um documentário com a intenção de descrever o que pensam os personagens que colaboraram com o êxito em torno do grande jogador que é Leo Messi", enfatizou.

De la Iglesia chegou na Argentina diretamente da cerimônia dos Prêmios Goya, realizada no último domingo. Na ocasião, seu último filme, "As Bruxas de Zugarramurdi", se consagrou com o maior número de prêmios (oito), embora não estivesse disputando as principais categorias.

Mesmo com tal reconhecimento, o cineasta não quis fazer declarações sobre esta edição dos prêmios da Academia Espanhola de Cinema, da qual foi presidente entre 2009 e 2011.

A rodagem do documentário começou nesta semana em Buenos Aires e contará com a participação do ex-treinador argentino e campeão do mundo em 1978, César Luis Menotti, e do atual treinador da seleção nacional, Alejandro Sabella, além de jornalistas esportivos e companheiros de infância de Messi.

Na próxima semana, a equipe do diretor seguirá para Rosário, a cidade natal do craque do Barcelona, e permanecerá no local até o dia 21 de fevereiro, quando terminará a parte argentina do documentário, que aborda a infância de Messi e seu papel na seleção argentina. Na sequência, a filmagem seguirá em Barcelona.

Se a agenda do diretor for cumprida, o documentário estará pronto antes do início da Copa do Mundo de 2014, embora não tenha confirmação se o mesmo chegará às salas comerciais ou se será exibido somente na televisão, detalharam fontes da assessoria de imprensa do projeto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo