Topo

Semana da Moda de Londres começa com clássicos e surpresas

14/02/2014 14h59

Alejandra Olcese.

Londres, 14 fev (EFE).- As famosas galochas Hunter e as peças "contraditórias" com a assinatura japonesa da Toga desfilarão pela primeira vez nas passarelas da Semana da Moda de Londres, que começa nesta sexta-feira com pesos pesados da moda como Burberry e Tom Ford.

Desfiles de 60 estilistas internacionais levarão ao público britânico as novas tendências e as peças indispensáveis para a temporada outono/inverno 2014, em uma reunião com a moda que se estende até a próxima terça-feira.

Estilistas consagrados como o americano Tom Ford e o britânico Paul Smith irão se alternar na passarela com novos talentos dispostos a ganhar o cenário internacional impulsionados pelo trampolim da "London Fashion Week", uma das maiores semanas de moda, junto às de Paris, Nova York e Milão.

Com uma média de cinco mil visitantes por edição, entre compradores, jornalistas e fotógrafos, o British Fashion Council - organizador do evento - estima que os pedidos chegarão a US$ 166 milhões.

Nove anos depois de a modelo Kate Moss usar as botas de borracha da Hunter para enfrentar o barro no maior festival de música a céu aberto do mundo, o Glastonbury Festival, em 2005, combinadas com um short jeans curto, a marca escocesa salta neste sábado à passarela londrina.

Outro nome novo desta edição é o da marca japonesa Toga, da estilista japonesa Yasuko Furuta, que utiliza padrões peculiares e combina materiais e tecidos diferentes, buscando um resultado "contraditório", segundo a própria Yasuko, que evoca a variedade de culturas em uma mistura oriental-ocidental.

Roupas, sapatos, bolsas e acessórios da linha "Unique" da marca britânica Topshop, dominada por distintos tons de azul, também percorrerão a passarela no domingo, em um desfile que será realizado no icônico Hall das Turbinas da Galeria Tate Modern de Londres.

Trata-se do primeiro desfile realizado no museu londrino, situado em uma antiga fábrica na margem sul do Rio Tâmisa. Além disso, o desfile será exibido ao vivo na principal loja da marca em Londres, na badalada região da Oxford Circus.

Com fones de ouvido gigante, os clientes da Topshop poderão acompanhar o desfile em 3D, assim como os bastidores e a chegada das celebridades ao local.

Completam a Semana da Moda de Londres grandes clássicos da capital britânica, como Burberry Prorsum, que surpreenderá na segunda-feira com tachinhas e listras vermelhas e azuis sobre fundos brancos; o americano Tom Ford, que apresentará sua coleção também nesse dia, e o britânico Paul Smith, ponto forte do domingo.

Não faltará a habitual presença espanhola, Emilio de la Morena, que amanhã apresenta uma nova coleção entre "a elegância e a provocação", dirigida a mulheres "fortes, modernas e com controle", segundo sua própria descrição.

Mas Mulberry, que desde que Emma Hill abandonou a marca em setembro está sem diretora criativa, não subirá à passarela nesta vez, embora possa fazer uma transição de sua coleção em fotos no domingo, protagonizada pela promissora modelo Cara Delevingne.

Além dos clássicos e o auge da moda britânica, esta homenagem à moda cosmopolita contará também com a presença de estilistas da Áustria, Eslováquia, Portugal, Hungria, Polônia, Estônia, Paraguai, Argentina, China, Camarões, Tanzânia e Vietnã.

Dezesseis estilistas argentinos cruzarão o Atlântico para levar a Londres suas criações, nas quais predominam tecidos como lã, pelo de camelídeos, couro, metal e algodão.

Além dos desfiles, a capital britânica recebe nesta semana exposições sobre mundo da moda, como a retrospectiva do fotógrafo britânico David Bailey na National Portrait Gallery; a coleção "Olá, o meu nome é Paul Smith", no Museu do Design de Londres; e "Fashion Rules" no palácio de Kensington.