Entretenimento

Bibliotecas britânicas vivem auge de empréstimos de ficção erótica

Divulgação
Capa de "50 Tons de Cinza", de E. L. James Imagem: Divulgação

Da EFE, em Londres

14/02/2014 09h59

As obras de ficção erótica vivem um auge nos empréstimos das bibliotecas do Reino Unido, com um grande aumento no último ano, por causa do sucesso de "50 Tons de Cinza", segundo dados divulgados nesta sexta-feira.

De acordo com o Public Lending Right (PLR), um ranking sobre os livros mais pedidos nas bibliotecas, "Destined to Feel" ("Destinados") de Indigo Bloome, foi o livro mais solicitado na categoria de ficção erótica, com 11.700 empréstimos no ano passado.

O número é quase oito vezes maior que o dos pedidos pelo romance erótico "Divine Misdemeanours" de Laurell K. Hamilton, com 1.500 empréstimos entre 2011 e 2012, segundo a PLR, que insiste na influência de "50 Tons de Cinza".

Embora a trilogia de E.L James seja erótica, os livros não aparecem no ranking do mesmo gênero por estarem classificados como romances românticos.

A popular ficção de James, que conta a relação com ares sadomasoquistas entre a jovem Anastasia Steele e o empresário de sucesso Christian Rebanho, ficou no terceiro posto de empréstimos bibliotecários na lista geral, após revolucionar o mundo editorial em 2012.

O auge da demanda por ficção erótica se deve em parte ao aumento da oferta por causa da publicação da trilogia de "50 Tons", já que a série gerou um grupo maior de leitores assíduos para a literatura sobre fantasias sexuais.

Na classificação geral, "The Affair", o romance do escritor britânico de suspense Lee Child, foi o título mais emprestado nos últimos 12 meses, seguido de "A Wanted Man", do mesmo autor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo