Topo

Lisboa lembra legado de Cortázar no aniversário de 30 anos de sua morte

O escritor argentino Julio Cortázar em foto do livro ""Cortázar de A a Z - Um álbum biográfico" - EFE
O escritor argentino Julio Cortázar em foto do livro ""Cortázar de A a Z - Um álbum biográfico" Imagem: EFE

Da EFE, em Lisboa

12/02/2014 16h04

Lisboa lembra o legado do escritor argentino Julio Cortázar com um espetáculo que mistura literatura e jazz nesta quarta-feira, data do aniversário de 30 anos da morte do genial escritor. Em agosto será comemorado os cem anos de seu nascimento.

A Casa da América Latina e a Fundação José Saramago organizam um espetáculo no qual lerão alguns fragmentos do conto "O Perseguidor" e, ao mesmo tempo, interpretarão as peças mais importantes do mítico músico de Jazz Charlie "Bird" Parker.

Anterior ao emblemático conto "O Jogo da Amarelinha" (Rayuela), "O Perseguidor" é baseado na vida do saxofonista afro-americano Charlie Parker e é um relato de obrigatória leitura dentro da obra do prolífico autor portenho.

Cortázar (1914-1984) buscava um personagem para sua obra quando leu a notícia da morte de Parker e, os dados que apareceram no obituário entraram em sua biografia e criou com eles "Johnny Carter". O conto narra a vida deste músico, fala de sua música e de sua dependência do álcool e das drogas, que o levaram à morte. 

"Se Johnny chegar a beber demais conhaque ou fumar alguma droga, o concerto vai ser um fracasso e tudo virá ao chão. Paris não é um cassino de província e todo o mundo tem postos os olhos em Johnny", diz um dos fragmentos. A história transcorre em Paris, cidade onde há 30 anos Cortázar morreu de leucemia em 12 de fevereiro de 1984.

Charlie Parker (1920-1955), do quem serão interpretadas várias canções para acompanhar o relato, é um dos compositores mais importantes do Jazz e criou temas como "Au Privave", "Billie's Bounce", "Ko-ko", "Now is the Time" ou "Parker's Mood", que se transformaram em clássicos do repertório do jazz.

Depois do espetáculo, começará um colóquio no qual participam escritores portugueses, especialistas e tradutores no marco do "Ano Cortázar", um programa cultural elaborado pelo Governo argentino para celebrar o centenário do nascimento de uma de suas figuras literárias mais destacadas.