Topo

Feira cartográfica exibe primeiro mapa com as 13 colônias dos EUA

08/02/2014 20h17

Miami (EUA.), 8 fev (EFE).- O primeiro mapa que mostra as treze primeiras colônias britânicas que formaram os Estados Unidos, datado de 1746, é uma da valiosas peças exibidas a partir deste sábado na Feira Internacional de Mapas de Miami, considerada a maior do gênero.

A mostra cartográfica, organizada pela instituição cultural sem fins lucrativos History Miami, é composta por mapas antigos, raras edições de livros e atlas de todo o mundo, além de cartas náuticas, trazidos por 42 reconhecidos expositores e antiquários.

"O público majoritário está constituído por colecionadores, historiadores, amantes das mapas; uma audiência especializada", assinalou a Efe a gerente do evento, Hilda Masip, quem no entanto acrescentou que este ano se empregaram esforços adicionais para dirigir-se a um novo público.

"Queremos que mais gente veja e desfrute estas mapas. São lindos, coloridos, com lugares interessantes e territórios que já não existem, explicou Masip.

A 21ª edição da feira oferece uma série de conversas com especialistas e dedicará um espaço à exibição interativa de mapas.

Uma das peças mais chamativas é o "Popple Map", de 1746, do cartógrafo Henry Popple, que tem 20 páginas. Ele é considerado um dos dois mais importantes de grande formato da América do Norte e nele aparecem as treze primeiras colônias britânicas que deram origem ao país.

Exibida pelo colecionador inglês Daniel Crouch, o preço desta obra cartográfica está perto dos US$ 250 mil, o que a transforma em uma das peças mais valiosas da feira, que também exibe mapas do século XVI.

Outra peça de extraordinário valor histórico é o "Van Keulen Map", de 1780, uma edição na qual aparecem Flórida, Cuba e o Caribe oriental. Além disso, inclui quadros onde se detalham os planos de desenvolvimento da cidade de Havana e das baías de Matanzas e de Fundo.

A feira tem a participação de antiquários de EUA, Espanha, Argentina, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Alemanha, e permitirá a colecionadores e amadores examinarem e adquirirem mapas antigos das mãos de alguns dos mais reputados marchands do mundo.