Topo

Entretenimento

EUA devolvem à Polônia um quadro do alemão Seekatz roubado pelos nazistas

06/02/2014 19h39

Nova York, 6 fev (EFE).- Os Estados Unidos devolveram nesta quinta-feira à Polônia um quadro do pintor alemão Johann Conrad Seekatz (1719-1768) que foi roubado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, informou o Ministério Público americano.

A obra, intitulada "St. Philip Baptizing a Servant of Queen Kandaki", foi roubada do Museu Nacional da cidade de Varsóvia durante a ocupação nazista (1939-1945), detalhou o escritório do procurador federal do Distrito Sul de Nova York, Preet Bharara.

Após várias décadas em paradeiro desconhecido, o quadro foi vendido em 2006 a uma galeria de Londres com um nome falso, mas após uma longa investigação se determinou em 2012 que era a obra do pintor alemão roubada em Varsóvia.

O quadro foi devolvido hoje durante uma cerimônia na sede do Consulado da Polônia em Nova York da qual participaram o ministro da Cultura polonês, Bogdan Zdrojewski, e seu embaixador nos Estados Unidos, Ryszard Schnepf.

"Décadas atrás, durante a Segunda Guerra Mundial, este Johann Conrad Seekatz foi roubado pelos nazistas do Museu Nacional de Varsóvia. Desde então percorreu o planeta e estamos encantados de poder devolver à Polônia este tesouro nacional", disse Bharara.

Com este quadro do pintor alemão já são sete as obras de arte e outras propriedades históricas e culturais roubadas durante a Segunda Guerra Mundial que a procuradoria federal do Distrito Sul de Nova York devolveu a seus donos.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento