Topo

Apresentador Jay Leno se despede após 22 anos e cede o lugar a Jimmy Fallon

06/02/2014 21h32

Los Angeles (EUA), 6 fev (EFE).- O popular apresentador Jay Leno porá fim na noite desta quinta-feira a uma trajetória de 22 anos na televisão americana e cederá o lugar a Jimmy Fallon, que se sentará na cadeira do programa "The Tonight Show" do canal "NBC".

"Acho que é o momento adequado", disse Leno, de 63 anos, em entrevista recente à revista "TV Guide".

"Chega uma certa idade na qual você é um cara mais velho. Para mim é estranho falar de rap e coisas assim. Além disso, Jimmy é 24 anos mais jovem que eu. Quando o vejo fazer um dueto com Justin Timberlake, sei que eu não posso fazer isso. Não é a minha", declarou.

Leno se despedirá esta noite acompanhado por Billy Crystal e Garth Brooks, exatamente os seus primeiros convidados no programa, e empreenderá um novo caminho com uma viagem de monólogos por todo o país.

O novo programa, que começa no próximo dia 17 com U2 e Will Smith como convidados, mudará sua sede de Los Angeles para Nova York, a cidade onde nasceu originalmente, e será supervisionado por Lorne Michaels, de programas como "Saturday Night Live" e "30 Rock".

Leno apresentou "The Tonight Show" desde que ocupou o lugar deixado pelo ícone da televisão Johnny Carson, em 1992.

O show foi líder de audiência entre espectadores dos 18 aos 49 anos desde seu retorno, em março de 2010, e durante as 14 temporadas anteriores prévias até maio de 2009.

Leno deixou o programa temporariamente no outono de 2009 e passou ao "prime-time" (horário de máxima audiência) com seu "Jay Leno Show", cedendo o "The Tonight Show" a Conan O'Brien, um projeto que não deu bons resultados e que terminou um estrepitoso fracasso de audiência.

Após pactuar a saída de O'Brien da emissora por US$ 44 milhões, a "NBC" devolveu o "The Tonight Show" a Leno para tentar melhorar os resultados na faixa noturna.

"Leno é um ícone do entretenimento que fez rir milhões de pessoas toda semana durante mais de 20 anos", disse o diretor-executivo da NBCUniversal, Steve Burke, quando esta decisão foi anunciada em abril do ano passado.

"Seu longo reinado como o apresentador mais bem-sucedido é um testamento de sua ética de trabalho e sua dedicação à audiência e ao canal", acrescentou.

Burke destacou que esta mudança ocorre quando Leno ainda se encontra no auge, da mesma forma que aconteceu com a substituição de Carson.

Fallon, ganhador do Emmy e do Grammy, começou sua carreira televisiva no programa de humor "Saturday Night Live" em 1998, onde se transformou em um dos comediantes favoritos do público.

Com "Late Night with Jimmy Fallon" foi número um no Ibope de forma habitual desde sua estreia em março de 2009, com uma média de 1,7 milhões de espectadores a cada noite.

O novo programa, aliás, se chamará "The Tonight Show Starring Jimmy Fallon".