Topo

Com novo sambódromo e ares de Sapucaí, começa o maior carnaval do Paraguai

01/02/2014 13h39

Santi Carneri.

Encarnación (Paraguai), 1 fev (EFE).- Construída à imagem e semelhança da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, a longa avenida do Sambódromo de Encarnación abriu alas neste sábado para o maior carnaval do Paraguai, que vai durar quase todo o mês de fevereiro.

Centenas de passistas tomaram o sambódromo da cidade conhecida como a "Pérola do Sul" e fizeram vibrar as milhares de pessoas que se aglutinavam nas arquibancadas.

Com carros alegóricos e fantasias que remetiam ao faroeste dos filmes americanos, o bloco Clube Pettirossi fez sucesso e já desponta como favorito a ser escolhido o melhor do carnaval paraguaio.

A grande festa marca o início da alta temporada de turismo de Encarnación, que fica a 365 quilômetros a sudeste de Assunção e é ponto de destino de milhares de visitantes locais e estrangeiros.

No meio de uma "paradinha" da bateria, todo o público olha para o começo da avenida. Do meio de um grupo de pistoleiros de roupas escuras surge, sorridente, uma passista com sapatilhas de balé clássico. A paraguaia Aya Nishii, de 21 anos e filha de um japonês, se requebra para colocar as plumas de faisão que enfeitam sua roupa, olha para cima, toma fôlego e salta, caindo sobre a ponta dos pés, em uma postura incômoda até para quem a vê.

As luzes a acompanham, os flashes a perseguem. Aya não para de dançar durante a quase hora inteira que seu bloco percorre o novo sambódromo.

"É lindo porque as pessoas estão felizes, te aplaudem, te incentivam, é muito emocionante", disse ela à Agência Efe, ao fim do desfile e enquanto tentava retirar da cabeça um chapéu enfeitado com brilhantes, para depois atender os insistentes pedidos de admiradores para fotos.

A paixão de Aya pela dança vem desde pequena. A paixão de Encarnación pelo carnaval começou em 1906.

Este centenário carnaval teve início como uma tradicional festa das famílias abastadas desta cidade, com 27 quilômetros de uma recém reformada orla nas margens do imponente rio Paraná, explicou à Efe a chefe da assessoria de imprensa da festa, Zunilda Baez.

"No começo eram só carros enfeitados com flores, depois um desfile masculino, até que por fim as mulheres se envolveram", disse Zunilda, sem esconder a satisfação com o recém inaugurado sambódromo.

Da mesma forma que no Rio de Janeiro e em São Paulo, vários blocos e escolas de samba tentam se consagrar com o desfile mais original e espetacular - além de conquistar um bom prêmio em dinheiro, que é revertido na preparação para o desfile do ano seguinte.

O Clube San Juan, várias vezes campeão, busca neste ano recuperar o trono que o Pettirossi lhe tomou em 2013.

O carnaval de Encarnación termina no dia 22 de fevereiro com a escolha da agremiação campeã, evento que acontecerá na praia de San José, a mais extensa das duas da cidade.