Escritor sueco Henning Mankell revela que tem câncer
Mankell explicou que há duas semanas viajou para Estocolmo para ser tratado por um ortopedista, pensando ter hérnia de disco no pescoço, mas que, quando voltou no dia seguinte a Gotemburgo (Suécia), já tinha o diagnóstico de câncer.
"Dias depois, no centro de tratamento pulmonar da Universidade Sahlgrenska me disseram preto no branco: era sério. Tinha um tumor na parte posterior do pescoço e outro em meu pulmão esquerdo. O câncer pode ter migrado também para outras partes do meu corpo", contou Mankell.
O famoso escritor sueco, que em poucos dias fará 66 anos, está fazendo exames, antes de os médicos determinarem o tratamento que deve seguir contra a doença.
"Minha ansiedade é muito profunda, mas consigo mantê-la sob controle", desabafou em artigo intitulado "Uma luta da perspectiva da vida".
Mankell disse que desde muito cedo decidiu que queria escrever sobre sua doença e que fará isso nas páginas do jornal sueco, mas "da perspectiva da vida, não da morte".
Mankell lançou seu primeiro romance, "Bergsprängaren", em 1973, e quase duas décadas depois, publicou a primeira da bem-sucedida série protagonizada pelo inspetor Wallander, que foi adaptada à televisão. EFE
alc/tr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.