Entretenimento

Morre aos 94 anos Pete Segeer, ícone da música folk e dos direitos civis

28/01/2014 07h07

Madri, 28 jan (EFE).- O cantor, pesquisador e compositor de música folk Pete Seeger, considerado como uma das principais figuras desse gênero musical e um ativista dos direitos humanos, morreu em Nova York aos 94 anos, informaram nesta terça-feira diferentes meios da imprensa dos Estados Unidos.

A morte, ocorrida ontem no New York-Presbyterian Hospital, onde permanecia internado há uma semana, foi "por causas naturais", afirmou seu neto, Kitama Cahill Jackson, ao "New York Times".

A carreira de Seeger, para quem a música folk tinha um sentido comunitário e era um veículo de ação política, o levou do "top dez" da música no rádio aos auditórios dos festivais de folk e do seu desprezo pelo Congresso à atuação no Memorial de Lincoln no concerto inaugural em homenagem a Barack Obama.

Cantou para o movimento operário, em defesa dos direitos civis e contra a guerra do Vietnã, apoiou a luta pelo meio ambiente e protestou contra as campanhas belicistas.

Foi mentor de jovens que começavam no folk, como Bob Dylan, Don McLean e Bernice Johnson Reagon; Bruce Springsteen cantou suas canções no álbum "We Shall Overcome: The Seeger Sessions" (2006), e com Woody Guthrie fez "This Land Is Your Land".

Seu 90º aniversário foi celebrado no Madison Square Garden com um concerto no qual Springsteen o apresentou como "um arquivo vivo da música americana e de sua consciência, um testamento do poder da canção e da cultura".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo