Entretenimento

Internet é "de Deus": papa abençoa rede, mas alerta sobre riscos

23/01/2014 10h25

Cidade do Vaticano, 23 jan (EFE).- O papa Francisco louvou nesta quinta-feira o uso das novas tecnologias como as redes sociais e a internet para se comunicar, inclusive para a Igreja, mas alertou de alguns perigos que a rede facilita, como a "exclusão" e "a manipulação".

"Não tenham medo de serem cidadãos do mundo digital", pediu o papa Francisco à Igreja e acrescentou inclusive que a internet "é um dom de Deus", em sua mensagem para a Jornada das Comunicações Sociais, apresentado hoje pelo Vaticano.

A mensagem deste ano leva o título de "Comunicação ao Serviço de uma Autêntica Cultura do Encontro" e significa uma bênção de Francisco às novas tecnologias da comunicação.

"A internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isso é algo bom, é um dom de Deus", disse.

Francisco começou sua mensagem lembrando que apesar de que o mundo está ficando cada vez "menor" graças aos transportes e às novas tecnologias da comunicação, "na humanidade ainda há divisões, às vezes muito marcadas" como "a escandalosa distância entre o luxo dos mais ricos e a miséria de os mais pobres".

Diante disso, Francisco destacou como os meios de comunicação podem ajudar a perceber "um renovado sentido de união da família humana que nos impulsione à solidariedade e ao compromisso sério por uma vida mais digna para todos".

Mas o papa argentino também destacou que há "aspectos problemáticos" na era das novas comunicações, como "a velocidade com que chegam as informações, que supera nossa capacidade de reflexão e de julgamento, e não permite uma expressão medida e correta".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo