Topo

Estilistas brasileiras levam sofisticação às passarelas da Colômbia

21/01/2014 22h34

Medellín (Colômbia), 21 jan (EFE).- A proposta de estilistas brasileiras para 2014 ganhou nesta terça-feira as passarelas da Colombiatex, a feira mais importante da América Latina em matéria de insumos para a confecção que é realizada anualmente na Colômbia, onde reinou a sofisticação combinada com o desenho contemporâneo.

No evento, que começou nesta terça-feira na cidade colombiana de Medellín e se estenderá até a próxima quinta-feira, duas marcas de jovens estilistas foram as encarregadas de mostrar ao público o que se verá nas ruas.

Gabriela Sakate mostrou desenhos marcados pela alfaiataria minimalista e feminina que lhe permitiram testar novos materiais para gerar uma mistura de originalidade e elegância.

Na encenação de seu trabalho, Holiday Collection, as silhuetas foram redefinidas para conseguir formas magras e os tecidos foram trabalhados com cortes de cores e texturas transparentes.

Por sua parte, a Gralias, das estilistas Julia Guglielmetti e Grazi Cavalcanti, levou à Colombiatex a coleção Denim Modernista que uniu conceitos de moda com as artes cênicas e tomou a história do tecido denim no Brasil como ponto de partida.

Obras modernistas de artistas como Tarsila do Amaral, Lasar Segall e Anitta Malfatti inspiraram as estampas descomplicadas dos trajes longos da Gralias.

Ambas marcas participaram do Projeto BtoBe (Brazilians to be), que surgiu a partir de uma competição entre as faculdades de moda do Brasil e que hoje conta com nomes reconhecidos como Karin Feller, Renan Serrano e Cynthia Hayashi, entre outros.

As propostas da Gralias e de Gabriela Sakate empregaram insumos de 16 empresas brasileiras presentes na feira em um desfile organizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).