Topo

"Trapaça" e "Gravidade" lideram indicações ao Oscar

16/01/2014 13h41

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 16 jan (EFE).- A tragicomédia policial "Trapaça" e a ação de sobrevivência no espaço "Gravidade" lideram as indicações para a 86ª edição do Oscar, uma cerimônia em que se destaca o mexicano Alfonso Cuarón, que concorre a três prêmios da Academia de Hollywood.

"American Hustle", uma fita sobre vigaristas e agentes do FBI em uma missão contra a máfia de Nova Jersey nos anos 70, representa o retorno triunfal de David O. Russell à grande festa do cinema um ano depois do sucesso de sua obra anterior, "O Lado Bom da Vida".

Como da última vez, Russell volta a concorrer nas categorias de interpretação (Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence) e também repete nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original.

Por sua vez, Cuarón concorre nas categorias de melhor filme (é produtor com David Heyman), melhor diretor (sua primeira indicação na categoria) e melhor edição por um filme que teve os esperados reconhecimentos com as indicações de melhor atriz (Sandra Bullock) e melhor fotografia (Emmanuel Lubezki), entre outras categorias técnicas.

"Gravidade" conta a odisseia de dois astronautas perdidos no espaço. Sem contato com a Terra, sem a opção de serem resgatados e com o oxigênio prestes a se esgotar, tentam alcançar uma cápsula que representa sua única chance de voltar, situação retratada em 3D com muita tensão e humanidade, em meio a imagens de tirar o fôlego.

O outro grande favorito ao Oscar é a fita sobre a escravidão "12 Anos de Escravidão", com 9 indicações, incluindo melhor filme, melhor diretor (Steve McQueen), melhor ator (Chiwetel Ejiofor), melhor ator coadjuvante (Michael Fassbender) e melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong'o).

O trono de melhor filme será disputado por "Trapaça", "Capitão Phillips","Clube de Compras Dallas", "Gravidade", "Ela", "Nebraska", "Philomena", "12 Anos de Escravidão" e "O Lobo de Wall Street", enquanto o de melhor diretor põe em jogo a David O. Russell ("Trapaça"), Alexander Payne ("Nebraska"), Steve McQueen ("12 Anos de Escravidão"), Martin Scorsese ("O Lobo de Wall Street") e Cuarón ("Gravidade").

O Oscar de melhor ator pode ser para Christian Bala ("Trapaça"), Bruce Dern ("Nebraska"), Leonardo DiCaprio ("O Lobo de Wall Street"), Chiwetel Ejiofor ("12 Anos de Escravidão") ou Matthew Mcconaughey ("Clube de Compras Dallas").

No rol feminino estão Amy Adams ("Trapaça"), Cate Blanchett ("Blue Jasmine"), Sandra Bullock ("Gravidade"), Judi Dench ("Philomena") e Meryl Streep ("Álbum de Família") - esta última, indicada ao todo 18 vezes em toda a carreira.

A melhor interpretação masculina coadjuvante está concorrida por Barkhad Abdi ("Capitão Phillips"), Bradley Cooper ("Trapaça"), Michael Fassbender ("12 Anos de Escravidão"), Jonah Hill ("O Lobo de Wall Street") e Jared Leto ("Clube de Compras Dallas").

Na corrida pela estatueta de melhor interpretação coadjuvante feminina estão Sally Hawkins ("Blue Jasmine"), Jennifer Lawrence ("Trapaça"), Lupita Nyong'o ("12 Anos de Escravidão"), Julia Roberts ("Álbum de Família") e June Squibb ("Nebraska").

A corrida pelo troféu ao melhor roteiro original estará entre "Trapaça" (Eric Warren Singer e David O. Russell), "Blue Jasmine" (Woody Allen), "Clube de Compras Dallas" (Craig Borten e Melisa Wallack), "Ela" (Spike Jonze) e "Nebraska" (Bob Nelson).

O belga "Alabama Monroe", o italiano "A Grande Beleza", o dinamarquês "A Caça", o cambojano "A Imagem que Falta" e a palestina "Omar" concorrem ao prêmio de melhor filme de língua estrangeira.

Na categoria curta-metragem em live action (não animado), concorrem "Áquel no era yo", "Just Before Losing Everything", "Helium", "Do I Have to Take Care of Everything?" e "The Vooman Problem".