Topo

Oito atores recebem indicação ao Oscar pela primeira vez

16/01/2014 15h28

Los Angeles (EUA), 16 jan (EFE).- Oito atores, incluindo a atriz Lupita Nyong'o, receberam nesta quinta-feira a indicação ao Oscar pela primeira vez em suas carreiras, informou hoje a Academia de Hollywood.

Lupita fará sua estreia na grande festa do cinema, assim como Chiwetel Ejiofor, Matthew Mcconaughey, Barkhad Abdi, Michael Fassbender, Jared Leto, Sally Hawkins e June Squibb - esta, aos 84 anos.

Outros sete nomes candidatos na 86ª edição do Oscar foram vencedores no passado: Christian Bale, Cate Blanchett, Sandra Bullock, Judi Dench, Meryl Streep, Jennifer Lawrence e Julia Roberts.

Os atores Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Amy Adams também foram candidatos na edição do ano passado. Lawrence, de 23 anos, é a atriz mais jovem da história a conseguir três indicações a ao Oscar (Teresa Wright tinha 24 quando obteve sua terceira candidatura em 1942).

No ano passado, "O Lado Bom da Vida", de David O. Russell, se tornou o primeiro filme desde "Reds" (1981) a concorrer a melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e a todas as categorias de interpretação, uma conquista que o cineasta repete agora com "Trapaça".

Além disso, a produtora Megan Ellison se transforma na primeira mulher desde 1951 (momento no qual se começa a premiar aos produtores principais dos filmes) que recebe duas indicações a melhor filme no mesmo ano graças a "Trapaça" e "Ela".

David O. Russell foi indicado pelo segundo ano seguido a melhor diretor e a melhor roteiro original após "O Lado Bom da Vida", reconhecimento só alcançado por nomes como Billy Wilder, David Leiam, Joseph L. Mankiewicz, John Huston, Richard Brooks e Woody Allen.

Além disso, Meryl Streep segue ampliando seu recorde de indicações de interpretação, com 18, enquanto Woody Allen aumenta sua marca de número de candidaturas ao melhor roteiro, com 16.

Entre outros dados interessantes, Hayao Miyazaki ("Vidas ao Vento") tem agora três nominações à melhor filme de animação, recorde na categoria.

John Williams, por sua vez, na categoria de melhor trilha sonora original por "A Menina que Roubava Livros", se mantém como o rei das indicações, sendo a pessoa viva com o maior número de candidaturas: um total de 49. Em toda a história do cinema, apenas Walt Disney o superou, com 59 indicações.