Topo

Academia de Hollywood divulga lista de indicados para Oscar de melhor diretor

16/01/2014 12h12

Los Angeles (EUA.), 16 jan (EFE).- A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quinta-feira a lista de indicados que concorrerão na 86ª edição do prêmio Oscar como melhor diretor, que é formada pelo mexicano Alfonso Cuarón (Gravidade), Steve McQueen (12 Anos de Escravidão), David O. Russell (Trapaça), Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street) e Alexander Payne (Nebraska).

Trata-se da primeira indicação de Cuarón como melhor diretor e a quarta em sua carreira, após as obtidas por roteiro original (E Sua Mãe Também), montagem e roteiro adaptado (Filhos da Esperança). Cuarón confirma, portanto, é um dos grandes favoritos à estatueta dourada após ter sido premiado no domingo com o Globo de Ouro.

Além do mexicano, o diretor Steve McQueen também foi indicado pela primeira vez ao prêmio.

Já o americano David O.Russel já concorreu como melhor diretor (O Vencedor e O Lado Bom da Vida) e melhor roteiro adaptado (O Lado Bom da Vida), mas ainda não levou nenhum prêmio.

A disputa será acirrada, já que ainda há grandes nomes entre os indicados, como Martin Scorsese, que venceu em 2007 como melhor diretor pelo filme "Os Infiltrados" e concorreu em outras sete ocasiões, com diversas nomeações. Além disso, concorre ao prêmio o também já coroado Alexander Payne, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em duas ocasiões (Os Descendentes e Sideways: entre umas e outras).