Topo

"Gravidade" e "12 anos de escravidão" lideram indicações ao Bafta

08/01/2014 08h58

Londres, 8 jan (EFE).- Os filmes "Gravidade", do mexicano Alfonso Cuarón, e "12 anos de escravidão", de Steve McQueen, são os dois principais candidatos aos prêmios Bafta de melhor filme, anunciou nesta quarta-feira a Academia Britânica de Cinema.

Além dos dois longos, os outros filmes que concorrem na categoria são "Trapaça", "Capitão Phillips" e "Philomena", estes dois últimos baseados em fatos reais.

"Gravidade", protagonizado por Sandra Bullock, lidera a lista de nomeações com um total de 11, seguido de "12 anos de escravidão" e "Trapaça" com dez cada um, segundo a lista divulgada nesta quarta-feira pela Academia Britânica das Artes Cinematográficas e da Televisão (Bafta, por sua sigla em inglês).

Entre os candidatos a melhor diretor estão Cuarón e McQueen, assim como Martin Scorsese, por "O lobo de Wall Street", Paul Greengrass, por "Capitão Phillips", e David Ou.Russell, por "Trapaça".

Na categoria de melhor ator, os nomeados são Chiwetel Ejiofor ("12 anos de escravidão"), Christian Bale ("Trapaça"), Bruce Dern ("Nebraska"), Leonardo DiCaprio ("O lobo de Wall Street") e Tom Hanks ("Capitão Phillips").

Já ao prêmio de melhor atriz, concorrem Judi Dench, por sua interpretação em "Philomena", Cate Blanchett, por "Blue Jasmine" (Woody Allen), Amy Adams, por "Trapaça", Emma Thompson, por Walt nos Bastidores de Mary Poppins, e Sandra Bullock, por "Gravidade".

Concorrem ao prêmio de melhor filme britânico, entre outros, "Walt nos Bastidores de Mary Poppins", "Mandela: Long Walk to Freedom" e "The Selfish Giant".

A francesa Léa Seydoux, protagonista do filme "Azul é a Cor Mais Quente", e a queniana Lupita Nyong'o, por "12 anos de escravidão", são as indicadas ao prêmio de melhor atriz revelação.

Os prêmios Bafta serão entregues em 16 de fevereiro em uma festa na Royal Opera House de Londres, apresentada pelo ator britânico Stephen Fry.