Topo

Rio de Janeiro recebe 2014 com fogos de artifício e muito calor

01/01/2014 14h14

(corrige quinto parágrafo)

Rio de Janeiro, 1 jan (EFE).- Os fogos de artifício iluminaram nesta madrugada o céu do Rio de Janeiro e o calor marcou a chegada de 2014 na praia de Copacabana, onde mais de 2 milhões de pessoas celebraram o Ano Novo.

Vestidos de branco, como manda a tradição, milhares turistas e cariocas encheram a praia para desfrutar de um espetáculo de fogos de 16 minutos que teve como tema o filme de animação "Rio 2".

Apesar da previsão de chuva, o tempo deu trégua e permitiu que o público desfrutasse de diversos ritmos musicais durante a noite.

Artistas como Carlinhos Brown, Nando Reis e Lulu Santos deram o tom da última noite de 2013 e da primeira de 2014, que se desenvolveu com forte esquema de segurança. Somente na Praia de Copacabana foram postos 1.500 policiais.

Poucos minutos antes da chegada do Ano Novo, um tiroteio deixou pelo menos 12 pessoas feridas. O incidente aconteceu na esquina da avenida Nossa Senhora de Copacabana com a rua República do Peru, bem perto do palco principal montado na areia para os shows da virada.

A morte de um dos autores de disparos tinha sido confirmada, mas desmentida mais tarde em nota do Hospital Miguel Couto. Adilson Rufino da Silva, de 34 anos, está internado e estabilizado.

Nesta manhã, as praias amanheceram repletas de garrafas e latas espalhadas. Cerca de mil garis trabalham na limpeza das areias e das ruas do bairro.

Em São Paulo, a virada reuniu a cerca de dois milhões de pessoas na Avenida Paulista, que também puderam desfrutar de boas doses de música e fogos de artifício.

Pela primeira vez, a capital paulista abriu o parque de Ibirapuera para celebrar o Ano Novo em um ambiente mais "familiar", conforme informou a organização.