Topo

Pablo Milanés diz que cuida de sua voz com métodos ancestrais

25/12/2013 02h29

Havana, 24 dez (EFE).- O cantor cubano Pablo Milanés, que no próximo fim de semana apresentará em um teatro de Havana seu último álbum, "Renacimiento", disse que cuida sua voz com "métodos ancestrais".

"Não sou uma pessoa que seja sistematicamente cuidadosa. Não sou cuidadoso nem com minha saúde, nem com meu corpo. O que acontece é que tenho meus métodos ancestrais de cuidados, algumas coisas que podem sobreviver em minha pessoa, e uma dessas é a voz", declarou o cantor em uma entrevista ao jornal local "Juventud Rebelde".

O trovador e compositor de temas como "Yolanda" e "Para vivir" assegura que não há nenhum segredo para conservar sua melodiosa voz.

"Não é que não fale, que faça intervalos... Mas tomo os cuidados elementares que é preciso ter com a voz, e com a sorte que tive permanece, sobrevive. Isso também é uma sorte", explicou Milanés, de 70 anos.

Com mais de 40 discos acumulados, o cubano se dedicou nos últimos meses deste ano à promoção de seu mais recente projeto, "Renacimiento", cujas canções incluiu em cinco shows, um deles realizado no dia 22 de dezembro em Bayamo, a cidade onde nasceu, e o resto em Havana.

O compositor define este novo disco como "uma mensagem do advento de toda uma nova etapa. Trata-se de um álbum que considero muito sério dentro da minha obra. Propõe filosoficamente problemas que o cubano pensa, que pensamos os seres humanos universalmente, e acho que a todos nos serve um pouco para refletir".