Topo

Brasília apresenta seu desenvolvimento urbanístico em exposição em Berlim

12/12/2013 12h56

Berlim, 12 dez (EFE).- Berlim é palco desde esta quinta-feira da exposição "Brasília: da utopia à capital", uma exposição de 180 documentos que testemunham o projeto urbanístico que deu lugar a "uma cidade que impulsiona a vida", ressaltou nesta quinta-feira o governador da metrópole, Agnelo Queiroz.

De visita em Berlim, Queiroz apresentou esta mostra itinerante na Embaixada do Brasil, onde chegou após ser vista por cerca de 200 mil pessoas em suas anteriores paradas na Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Índia e França.

Após as eleições de 1956, o presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, encarregou uma equipe do prestigiado arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa do projeto de urbanizar e desenvolver a região central do país, com o objetivo de transferir a capital para lá e assegurar assim o progresso de toda a nação.

Hoje, mais de meio século depois, esta exposição dividida em cinco blocos mostra como a cidade foi "criada" desde os alicerces através de fotografias, manuscritos, projeções e uma maquete em escala da capital.

"Nos últimos anos, Brasília experimentou uma explosão demográfica. Agora é uma cidade que impulsiona a vida e nos orgulha", declarou Queiroz.

A embaixadora do Brasil na Alemanha, Maria Luiza Ribeiro Viotti, destacou a boa relação histórica entre os dois países, já que muitas das fotografias expostas são obra de fotógrafos germânicos como Peter Scheier e o alemão-brasileiro Jesco von Puttkamer.

Por sua parte, a curadora da exposição, Danielle Athayde, ressaltou a influência em muitos dos objetos expostos da "escola Bauhaus e do expressionismo alemão, como na obra de Joaquim Tenreiro e Roberto Burle Marx".

A mostra poderá ser visitada em Berlim até 16 de fevereiro e foi organizada pelo Ministério de Cultura do Brasil, em colaboração com o Governo do Distrito Federal.

Em 21 de abril de 1960, Brasília foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, convertendo-se assim na única cidade construída no século XX que recebeu este reconhecimento.