Topo

Jude Law impressiona como o Henrique V de Shakespeare em peça em Londres

Jude Law interpreta o rei Henrique V em adaptação de peça de Shakespeare - Divulgação/Michael Grandage Company
Jude Law interpreta o rei Henrique V em adaptação de peça de Shakespeare Imagem: Divulgação/Michael Grandage Company

Em Londres

04/12/2013 14h31

O ator Jude Law foi aclamado nesta quarta-feira (4) nos jornais ingleses pela "estelar" interpretação de Henrique V na adaptação da obra de mesmo nome de William Shakespeare, que estreou na noite de ontem no teatro Noël Coward, em Londres.

Law, que encarna o papel protagonista em "Henry V" (Henrique V, obra do final do século XVI), dirigida pelo britânico Michael Grandage, ofereceu ao público uma "fantástica atuação estelar", segundo o jornal "The Daily Telegraph".

A obra, que fica em cartaz até 15 de fevereiro de 2014, conta a história do rei Henrique V (1387-1422) e sua luta interna em meio à guerra entre ingleses e franceses, emoldurada nos eventos ocorridos antes e depois da Batalha de Azincourt (1415), durante a Guerra dos Cem Anos.

"É uma das interpretações mais ricas e detalhadas de 'Henrique V' que já vi em minha vida", opinou o crítico do "Daily Telegraph", que classifica a obra como "ágil e dramaticamente apaixonante".

Para o "Guardian", que deu à produção quatro estrelas, Law demonstra que amadureceu com a idade e conseguiu encarnar "o retrato fiel de um herói imperfeito".

O jornal "The Independent", que também fala da maturidade do ator britânico, destaca que Law "está buscando se colocar na vida do monarca guerreiro".

"Jude Law, com um gibão [jaqueta medieval] de couro e calças justas capazes de distrair o espectador, adquire um aspecto imponente com o qual, de forma vívida, incorpora o carisma natural para despertar as tropas cansadas, em uma atitude melancólica que lembra Hamlet", analisa a crítica do "Independent".

  • Divulgação

    Jude Law interpreta o rei Henrique V em adaptação de peça de Shakespeare

O site especializado "The Arts Desk", afirma que Law "reina de forma suprema" no papel de Henrique V.

Por outro lado, o portal do "Evening Standard" comenta que sua atuação faz jus à complexidade do personagem, embora precise de "um toque de frivolidade".

O elenco, que reúne nomes como o galês Matt Ryan e a irlandesa Jessie Buckley, também foi destaque na imprensa local.

Law e Grandage trabalharam juntos pela primeira vez em "Hamlet", de Shakespeare, em 2009, e dois anos mais tarde, em 2011, na obra "Anna Christie", do dramaturgo americano Eugene O'Neill.