Entretenimento

Francesa Laure Prouvost vence o prêmio Turner de arte contemporânea

Paul McErlane/Efe
A francesa Laure Prouvost, vencedora do Prêmio Turner Imagem: Paul McErlane/Efe

De Dublin

02/12/2013 20h13

A artista francesa Laure Prouvost, radicada em Londres, ganhou nesta segunda-feira (2) em Derry, na Irlanda do Norte, o prêmio Turner de arte contemporânea outorgado pela galeria Tate por "Wantee", uma instalação de vídeo qualificada de "surpreendente" e "imprevisível" pelos críticos.

O Turner, entregue desde 1984, é considerado o prêmio mais prestigiado do mundo da arte no Reino Unido e está dotado com 25 mil libras (US$ 40,9 mil) para o vencedor e com 5 mil libras (US$ 8,1 mil) para os outros três finalistas.

Com 35 anos e residente em Londres há mais de 15, Laure derrotou os britânicos David Shrigley, Tino Sehgal e Lynette Yiadom-Boakye.

Pela primeira vez em 29 anos, a distinção foi concedida fora da Inglaterra e, para isso, a galeria escolheu a cidade norte-irlandesa Derry, símbolo do passado conflito nesta província britânica e que em 2013 tem o título de capital da Cultura do Reino Unido.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo