Topo

Centro Pompidou chega à Espanha para abrir primeira sede fora da França

O Centre Georges Pompidou é um centro nacional de cultura voltado para a arte moderna e contemporânea, em Paris  - © Paris Tourist Office - Photographe : Amélie Dupont - Architecte : Renzo Piano et Richard Rogers
O Centre Georges Pompidou é um centro nacional de cultura voltado para a arte moderna e contemporânea, em Paris Imagem: © Paris Tourist Office - Photographe : Amélie Dupont - Architecte : Renzo Piano et Richard Rogers

29/11/2013 10h30

O Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou de Paris abrirá em Málaga, no sul da Espanha, sua primeira sede fora da França, onde instalará uma coleção permanente de 70 obras e exposições temporárias anuais, anunciou nesta sexta-feira (29) o prefeito da capital malaguenha, Francisco da Torre.

De acordo com Da Torre, a sede do Pompidou em Málaga ocupará uma área de mais de 6 mil metros quadrados no Píer 1 do porto malaguenho. O protocolo de acordo assinado com a instituição francesa tem uma vigência de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.

A Prefeitura de Málaga se comprometeu a pagar ao Centro Pompidou US$ 1,3 milhão por ano (cerca de R$ 2,6 milhões), embora o prefeito tenha ressaltado que parte deste valor virá da iniciativa privada, seja de empresas espanholas que trabalham na França ou de empresas do país vizinho na Espanha.

O prefeito lembrou que esta instituição só tinha uma sede fora de Paris, na cidade francesa de Metz, e ressaltou que o acordo "consolida o projeto estratégico para transformar Málaga em uma potente cidade cultural" e "tecnológica".