Topo

Musical sobre Gonzaga abrirá Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá

Da EFE, em Bogotá

28/11/2013 16h55

Em sua condição de convidado de honra, o Brasil estrelará a 14ª edição do Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá --FITB--, que será realizada entre os dias 4 e 20 de abril de 2014 e que contará com a participação de companhias e artistas de 26 países.

Sob o lema "Tudo Temos a Ver", o programa do FITB inclui 40 obras a cargo dos convidados estrangeiros, 30 companhias colombianas, três co-produções, 23 grupos de teatro de rua, 24 eventos acadêmicos e atividades em 15 parques metropolitanos, além de quatro espaços não convencionais.

O Brasil estará a cargo do desfile inaugural, que contará com atuação do bloco afro "Os Negões", e do Grande Concerto, mas, além disso, também estará representado com sete espetáculos, uma batucada e diversas montagens de rua.

O musical "Gonzagão - A Lenda", do pernambucano João Falcão, abrirá a programação do festival, que também contará com a apresentação de "Maravilhoso", "Till - A Saga de Um Herói Morto", "O Jardim", "Toda Nudez Será Castigada", do diretor Antunes Filho, e "Amores Surdos".

Na programação, também se destacam o espetáculo circense "La Veritá", do italiano Danielle Finzi Pasca, o cabaré "Limbo", dos australianos Strut & Fret, "Cupaima, Homenagem a Chavela Vargas", da bailaora flamenca Cecilia Gómez, e o tango aéreo "8cho", da companhia argentina Brenda Angiel Aerial Dança.

Os países nórdicos estarão representados na montagem multimídia finlandês "Partir", no inovador "Romeo e Julieta", da companhia islandesa Vestuport, e na obra "Corps de Walk" dos noruegueses Carte Blanche.

A atriz argentina Cecília Roth e seu compatriota Darío Grandinetti estarão em "Uma relação pornográfica", enquanto reconhecidos diretores, como o chinês-americano Shen Wei, o libanês Wajdi Mouawad, o espanhol Lluis Pasqual e o esloveno Tomaz Pandur, também estarão de volta ao FITB.

A atual diretora do festival bienal, Ana Marta de Pizarro, tomou as rédeas da organização há duas edições pelas mãos da emblemática Fanny Mikey, que criou o festival em 1988 e morreu em 2008.