Topo

Dubai supera São Paulo e é escolhida como sede da Exposição Universal 2020

27/11/2013 17h40

Paris, 27 nov (EFE).- Não foi dessa vez que São Paulo levou e Dubai foi a escolhida para acolher a Exposição Universal em 2020, em uma votação que aconteceu nesta quarta-feira durante a 154ª Assembleia Geral do Bureau International des Expositions (BLR), organizador do evento.

O estado se preparava para receber um dos maiores eventos do mundo sobre cultura e educação, perdendo somente para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

A Expo vai acontecer entre 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021 com o tema "Força da diversidade, harmonia para o crescimento". A escolha da cidade aconteceu durante uma cerimônia em Paris.

Na primeira votação, conforme os resultados divulgados pelo BLR, a candidatura dos Emirados Árabes Unidos alcançou 77 votos, frente aos 39 da Rússia (Ekaterinburg), os 33 da Turquia (Izmir) e os 13 do Brasil (São Paulo).

Na segunda rodada, na qual também houve uma abstenção, os Emirados Árabes conseguirão 87 votos, enquanto Rússia e Turquia ficaram, respectivamente, em 41 e 36.

Na terceira e última rodada, segundo esses cálculos, passaram finalmente Emirados Árabes e Rússia, e na mesma se impôs claramente a candidatura de Dubai, com um total de 116 votos, frente aos 47 do perdedor.

"O BLR quer agradecer e felicitar os candidatos, pela qualidade de seus projetos e apresentações e pelos esforços das equipes de cada país e cidade e por realizar seus projetos com cordialidade e harmonia", afirmou o organismo em seu comunicado.

A primeira Exposição Mundial aconteceu em 1851, no Hyde Park, em Londres, com o título "Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações". EFE

mgr/cdr-rsd