Topo

Com site em português, "El País" quer apostar na realidade ibero-americana

26/11/2013 19h39

São Paulo, 26 nov (EFE).- O jornal espanhol "El País" lançou nesta terça-feira em São Paulo seu site em português, com o qual o Grupo Prisa faz uma aposta na região ibero-americana com suas diferentes línguas e sua realidade particular.

Assim se manifestaram tanto o presidente-executivo do Prisa, Juan Luis Cebrián, no discurso que pronunciou na cerimônia de lançamento, como o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, em um mensagem de vídeo que gravou para ser transmitida no ato.

"Efetivamente, a região ibero-americana é uma realidade que se expressa em dois idiomas, português e espanhol, que são línguas irmãs e unidas pelos nossos eventos, nos quais desempenhamos um papel substancial e construímos um debate público", disse Cebrián.

O jornalista acrescentou que a região ibero-americana tem "uma cultura própria com uma realidade política econômica e social", que permitiu à América Latina, à Espanha e a Portugal garantir seu "papel" dentro da "globalização".

"É uma aliança perdurável das nações que tem muito a crescer, com um uso idiomático de origem e destino comum", acrescentou.

Em um ato que contou com a presença do senador José Sarney, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o embaixador da Espanha em Brasília, Manuel de la Cámara, Cebrián destacou que o "El País", "na era digital em português", defenderá os princípios de seus 37 anos de história.

Princípios como "a inclusão social, a luta contra as desigualdades e os monopólios, o respeito à democracia e à independência do jornalismo", ressaltou o jornalista, que esteve acompanhado na apresentação do diretor do jornal, Javier Moreno.

A escritora Nélida Piñon, vencedora do Prêmio Príncipe de Astúrias (2005), foi a encarregada de dar o clique inicial para lançar o site em português do "El País".

Filha de imigrantes espanhóis, a escritora expressou sua "confiança no futuro" do Brasil e qualificou a versão em português do jornal como "um presente" da Espanha.

Outras personalidades da política, como a ministra da Cultura, Marta Suplicy; o ministro de Comunicações, Paulo Bernardo; o senador Cristovam Buarque, o senador Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso gravaram mensagens que foram exibidas durante o ato.

Da mesma maneira, em uma mensagem de vídeo, em espanhol e português, o príncipe das Astúrias lamentou não poder participar pessoalmente do lançamento, como estava previsto, por uma falha técnica em seu avião que o obrigou a cancelar a viagem ao Brasil.

O herdeiro da Coroa espanhola ressaltou que a "decisão de romper as amarras do pessimismo representa neste momento o ânimo com o qual a sociedade espanhola está enfrentando a saída da crise econômica: com decisão e realismo, com espírito empreendedor, e com uma vocação clara e decidida de abertura ao exterior".

"O fato de um jornal da relevância do 'El País' ter escolhido o Brasil como marco para sua expansão internacional vem a confirmar, de uma parte, o compromisso do grupo Prisa e da Espanha em seu conjunto com a região ibero-americana", acrescentou.

Da mesma maneira, Felipe de Bourbon avaliou que, com o projeto, o Grupo Prisa "reforça sua posição na região e se transforma em um pioneiro neste modelo de expansão internacional".

"O conjunto da região ibero-americana ganha uma nova voz compartilhada para olhar o mundo com uma visão cosmopolita, atenta à realidade do Brasil e da região ibero-americana, mas também à de Pequim, Roma, Washington ou Berlim", concluiu o príncipe.