Topo

Agências não morrerão se souberem se adaptar, diz presidente da Efe

19/11/2013 11h17

Riad, 19 nov (EFE).- O presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, destacou nesta terça-feira diante dos diretores e representantes de cerca de 75 agências de notícias do mundo a necessidade desse meio dominar todos os formatos, e, em particular, responder à demanda por mais fotos, vídeos e conteúdos.

"As agências não morrerão se souberem se adaptar aos novos tempos e se, se tiverem capacidade de diferenciar o trabalho realizado por outros meios de comunicação", disse Vera em seu discurso no IV Congresso Mundial de Agências de Notícias, realizado em Riad.

Além disso, Vera explicou os passos dados pela Efe para enfrentar os novos desafios no meio de uma crise econômica e do setor.

O presidente também destacou que a Agência Efe reforçou sua atividade digital, desenvolveu novos produtos e criou vários portais temáticos como resposta à crise econômica que modificou o panorama do mundo da comunicação com o fechamento de muitos meios de comunicação.

"Isso foi feito sem perder agilidade, com a prática do jornalismo rigoroso e demonstrado um profissionalismo de todos os funcionários", disse o presidente do principal provedor de conteúdo em espanhol.

Por outro lado, Vera ressaltou que o rigor, a seriedade e a confiabilidade são características que devem reger o trabalho de uma agência de notícias.

Os participantes do Congresso, que foi inaugurado ontem pelo ministro da Informação saudita, Abdulaziz Joga, continuarão hoje e amanhã seus debates sob o tema "Reinventando as agências de notícias no século XXI", que tem como objetivo enfrentar os desafios das novas tecnologias do mundo da informação.