Tate Britain abre as portas após dois anos em reforma
O museu Tate Britain, em Londres, abriu nesta segunda-feira (18) suas portas após dois anos de reformas no edifício, que agora exibe uma "grande rotunda", no andar térreo, que distribui o espaço, explicou o arquiteto Adam Caruso.
O projeto, no valor de 45 milhões de libras (R$ 165 milhões), serviu para restaurar a entrada principal do edifício às margens do Tâmisa e construir uma escada em caracol no meio de uma rotunda no primeiro andar, combinando formas modernas com partes antigas do edifício histórico.
"Ao entrar no museu, agora está claro que o espaço tem três andares. Há uma grande escada em meio à rotunda, da qual você pode olhar para baixo, para o andar inferior, e para o teto", contou Caruso à Efe.
A Tate Britain abriga a maior coleção de arte britânica do mundo, de 1545 até a hoje, tendo cerca de 500 obras de artistas como Francis Bacon, Damien Hirst, David Hockney, Gwen John, Stanley Spencer, L.S. Lowry e J. M. W Turner.
Agora sua entrada principal, a "Millbank Entrance", está iluminada por uma nova cristaleira que filtra luz do exterior e ilumina um solo de mosaico branco e preto.
Dos três andares da galeria, no subsolo ficam o restaurante e a cafeteria do museu, o centro educativo e uma nova sala; a coleção de arte britânica se distribui no térreo e, no segundo andar, ficam uma sala de reuniões e um espaço para os funcionários.
A obra de autores como Henry Moore (1898-1986), J. M. W. Turner (1775-1851) e William Blake (1757-1827) continua ocupando as principais salas do museu.
Para celebrar a reabertura da galeria, no próximo sábado acontecerá uma festa de inauguração aberta ao público com show do cantor Alexis Taylor, da banda britânica de música eletrônica Hot Chip.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.