Topo

Black Sabbath é grande vencedor de prêmio de rock clássico em Londres

15/11/2013 08h26

Londres, 15 nov (EFE).- A banda de heavy metal Black Sabbath, liderado por Ozzy Osbourne, praticamente monopolizou ontem à noite os prêmios da revista "Classic Rock", ao levar três dos principais troféus: lenda viva, evento do ano e álbum do ano.

A banda de Birmingham (centro inglês), que, após décadas separada, lançou seu primeiro álbum de estúdio desde 1978 neste ano, venceu outros veteranos como os Rolling Stones, que ficaram com o prêmio de grupo do ano.

Os prêmios "Classic Rock Roll of Honour Awards", são concedidos anualmente em Londres desde 2005 pela revista "Classic Rock", a partir de uma seleção de seu júri e dos votos de seus leitores.

Black Sabbath, fundada em 1968 por Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o bateria Bill Ward, chegou ao topo das listas de sucessos no Reino Unido e nos Estados Unidos com seu álbum "13", o que lhe valeu o reconhecimento de principal evento do ano.

Os Stones se consagraram como melhor banda após terem sido atração principal no festival de Glastonbury e tocar em um megashow no Hyde Park londrino pela primeira vez em 40 anos.

O guitarrista Wilko Johnson, que estreou com o grupo Dr. Feelgood, levou o prêmio por inovação, The Darkness ficou com o de melhor show, o melhor filme-concerto foi para "Celebration Day" do Led Zeppelin e "Rumours", do Fleetwood Mac, foi eleita melhor reedição do ano.

A melhor banda estreante foi The Temperance Movement, enquanto o prêmio para o melhor álbum clássico foi para "Bluesbreakers" com Eric Clapton, de John Mayall.