Topo

Recinto religioso da época de Ramsés II é descoberto no Egito

14/11/2013 15h56

Cairo, 14 nov (EFE).- Uma equipe de arqueólogos hispânico-egípcios descobriu um recinto religioso da época de Ramsés II (1304-1237 a.C.) no leito oeste do rio Nilo, na província de Luxor, sul do Egito, informou nesta quinta-feira à Agência Efe a codiretora do projeto, Myriam Seco.

A arqueóloga destacou a importância desse complexo, achado no templo de Tutmés III, já que "não se sabia que existia atividade em seu interior".

No recinto religioso foram encontrados dois dintéis (estrutura na parte superior de portas e janelas) nos quais se representa o sacerdote Jonsu e duas estátuas esculpidas em rocha negra, uma delas do próprio faraó Tutmés III.

O responsável pelo projeto hispânico-egípcio de escavação e restauração desse templo assinalou que essas peças estão sendo estudadas, limpas e restauradas.

"Posteriormente, será feita a documentação e o estudo epigráfico antes de sua publicação e exposição", acrescentou Myriam.

O projeto, que começou em 2008, completa sua sexta campanha, que finalizará no dia 30 de dezembro após três meses de escavações.

Prevê-se que os trabalhos, codirigidos por Myriam e Nour Abdel Gafar Mohammed, continuem no ano que vem financiados pela Fundación Botín, pelo Banco Santander e pela empresa de cimento CEMEX.