Entretenimento

Inpe lança projeto para levar internet a comunidades distantes

14/11/2013 20h50

São Paulo, 14 nov (EFE).- O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou nesta quinta-feira um projeto para levar sinal de internet às comunidades distantes dos centros urbanos por meio de balões que carregarão o sistema de comunicação embarcado.

O órgão destacou o menor custo desta iniciativa em comparação com as tecnologias existentes, assim como a diminuição do dano ao meio ambiente.

O projeto, que foi testado hoje na cidade de Cachoeira Paulista, consiste em um balão, de cerca de 15 quilos, lançado a 240 metros de altura e equipado com quatro rádios que recebem e transmitem sinal de internet a uma distância de 50 quilômetros.

"Com o balão, a comunicação com banda larga usando rádio frequência chega a uma maior área de cobertura em comparação com as torres convencionais", destacou o Inpe através de um comunicado.

Os responsáveis do projeto lançaram hoje um balão na sede do Inpe e se conectaram por vídeo com outras duas pessoas que se encontravam a 25 quilômetros de distância utilizando o sinal gerado pelo dispositivo.

Durante os testes estiveram presentes o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o de Comunicações, Paulo Bernardo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo