Topo

Inpe lança projeto para levar internet a comunidades distantes

14/11/2013 20h50

São Paulo, 14 nov (EFE).- O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou nesta quinta-feira um projeto para levar sinal de internet às comunidades distantes dos centros urbanos por meio de balões que carregarão o sistema de comunicação embarcado.

O órgão destacou o menor custo desta iniciativa em comparação com as tecnologias existentes, assim como a diminuição do dano ao meio ambiente.

O projeto, que foi testado hoje na cidade de Cachoeira Paulista, consiste em um balão, de cerca de 15 quilos, lançado a 240 metros de altura e equipado com quatro rádios que recebem e transmitem sinal de internet a uma distância de 50 quilômetros.

"Com o balão, a comunicação com banda larga usando rádio frequência chega a uma maior área de cobertura em comparação com as torres convencionais", destacou o Inpe através de um comunicado.

Os responsáveis do projeto lançaram hoje um balão na sede do Inpe e se conectaram por vídeo com outras duas pessoas que se encontravam a 25 quilômetros de distância utilizando o sinal gerado pelo dispositivo.

Durante os testes estiveram presentes o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o de Comunicações, Paulo Bernardo.