Topo

Cena espanhola marca presença em festival de teatro experimental no Rio

14/11/2013 22h50

As artes cênicas espanholas terão presença significativa no Tempo Festival, uma mostra artística que começa neste sábado (16) e é realizado no Rio de Janeiro há quatro anos com o objetivo de encher a cidade de teatro experimental e outras expressões relacionadas.

O Tempo Festival mistura teatro, música, dança, intervenções urbanas e atuações em dez espaços da cidade, combinando companhias locais e internacionais, espaços abertos e teatros.

Nesta edição, a cultura espanhola estará mais presente que nunca. Com uma mostra dedicada exclusivamente às artes cênicas do país ibérico, o foco especial será na utilização de espaços não convencionais para fazer representações teatrais, informaram nesta quinta-feira os organizadores.

"O público carioca poderá se aproximar ao panorama das artes cênicas da Espanha através de uma mostra cuidadosamente selecionada, que inclui diferentes temáticas e linguagens", afirmou um comunicado do Instituto Cervantes, cuja sede no Rio de Janeiro participa pelo terceiro ano consecutivo como parceiro dos organizadores do festival.

É o caso da companhia El Conde de Torrefiel, que hoje, faltando dois dias para o começo do festival, abriu em uma oficina o ensaio da representação que fará durante o fim de semana, que se desenvolve em uma quadra de basquete e trata sobre o esgotamento do ser humano, tanto físico quanto mental.

O programa espanhol tem ainda a companhia Fadunito, que, através da obra "Ceci 3.0", buscará a interação com o público e tentará descobrir quais são as reações do espectador ao ver uma cadeira de rodas se movimentar sozinha, sem ninguém sentado nela, em plena rua.

Também estará no Rio de Janeiro a companhia Señor Serrano, de Barcelona, que combina tecnologia, vídeo, cinema, dança e teatro para criar suas produções, que pretendem explorar os mecanismos de percepção do público, em um espetáculo ao ar livre.

Destaca-se também a atuação de Elías Aguirre e Álvaro Esteban (EA & AE), um dos duos de dança contemporânea mais premiados na Espanha e na Europa. Misturam técnicas de dança urbana com dança contemporânea e se inspiram no mundo dos insetos e também na filosofia para tentar explicar as reações animais em nosso mundo. A dupla fará atuações tanto nas ruas do Rio como no palco do Oi Futuro, no Flamengo.

A participação espanhola no festival carioca conta com o apoio do Instituto Nacional de Artes Cênicas e da Música (INAEM), da Ação Cultural Espanhola (AC/E) e do Instituto Ramón Llull.

O Tempo Festival acontecerá até 24 de novembro e apresentará uma proposta aberta a diversas modalidades das artes cênicas, com atuações em teatros e em espaços abertos.