Topo

Leilão de diamante mais valioso da história cria expectativa no mercado

13/11/2013 14h17

Genebra, 13 nov (EFE).- O leilão na noite desta quarta-feira na Sotheby's de Genebra de um diamante rosa, de praticamente 60 quilates, deve atingir o valor mais alto da história, o que tem causado expectativa no mercado, na imprensa internacional e no público em geral.

A gema é o ponto alto do leilão de outono da tradicional casa. Joias, relógios e vinhos centram os leilões de primavera e outono da Sotheby's na Suíça, enquanto as obras de arte são leiloadas principalmente em Londres e Nova York.

O mundo dos leilões está em efervescência após a venda ontem à noite da pintura mais cara já leiloada, "Three Studies of Lucian Freud", do pintor anglo-irlandês Francis Bacon, que alcançou os US$ 142,4 milhões.

Em apenas quatro horas, a Christie's também vendeu em Genebra o maior diamante laranja do mundo, de mais de 14 quilates, por US$ 35,5 milhões.

O diamante rosa que atrai hoje todos os olhares tem um cor de rosa intenso ("fancy vivid pink"), é ovalado, pesa exatamente 59,6 quilates e está livre de qualquer impureza.