Entretenimento

Freedom Tower de Nova York é eleito edifício mais alto da América

12/11/2013 16h03

Nova York, 12 nov (EFE).- A Freedom Tower de Nova York foi eleita o arranha-céu mais alto do continente americano com seus 542 metros, à frente da Willis Tower de Chicago, decidiu nesta terça-feira o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH).

O edifício nova-iorquino, cujo nome oficial é One World Trade Center, ganhou a disputa depois de o Conselho decidir que contabilizar a agulha instalada este ano, e que o fez passar de 417 para 542 metros, superando os 442 metros de altura do arranha-céu de Chicago.

O CTBUH também declarou que a Freedom Tower é o terceiro edifício mais alto do mundo, só atrás da torre Burj Khalifa (em Dubai), com 828 metros, e as Torres Abraj al Bait de Meca (na Arábia Saudita), com 601 metros.

"Embora à agulha esteja sem revestimento, ainda pode se ver que é um elemento arquitetônico", disse o diretor-executivo da CTBUH, Anthony Wood, que acrescentou que a agulha da Freedom Tower "não é só um mastro de aço para pendurar antenas parabólicas".

As normas atuais do CTBUH indicam que as antenas não são levadas em conta para contabilizar a altura total, mas as agulhas sim, por serem consideradas elementos arquitetônicos.

A decisão do conselho, no entanto, pondera que o One World Trade Center só poderá assumir definitivamente o título de edifício mais alto da América quando esteja "completamente terminado e ocupado", algo previsto para princípios do próximo ano.

A decisão do CTBUH, uma organização sediada em Chicago, pôs fim a 40 anos de supremacia da Willis Tower no continente.

A torre de Chicago, de 130 andares, tem no último andar um observatório com bar e restaurante muito populares, e era conhecida anteriormente por Sears Tower. Ela chegou a ser o edifício mais alto do mundo, um título que perdeu há tempos para vários edifícios asiáticos.

Nova York manteve durante muito tempo o título da cidade com o maior arranha-céu do mundo graças ao mítico Empire State, mas em 1974 foi inaugurada a Sears para tirar essa honra.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo