Topo

Fashionistas falam sobre como adaptar moda ao inverno carioca no Fashion Rio

08/11/2013 02h01

Joana Treptow e Cecília Delgado.

Rio de Janeiro, 7 nov (EFE).- Enquanto nas passarelas do Fashion Rio - em seu segundo dia nesta quinta-feira - os estilistas apontam as tendências para o inverno 2014, nos corredores a temperatura já está baixa devido à frente fria e à chuva que tem caído no Rio de Janeiro durante a semana de moda carioca.

Famoso por ter inferno fresco, mas pouco rigoroso, o Rio permite aos fashionistas brincarem com os looks, combinando peças mais pesadas, típicas da estação, com outras mais leves, que combinam com temperaturas mais altas. Gerente de marca d'O Boticário, Ludmila Holz defende que esse é "o ponto forte da moda carioca: poder misturar peças de várias estações e sempre deixar alguma parte do corpo à mostra".

O Fashion Rio mostrou até agora muitos tons metalizados, roupas fluidas, abusando da transparência e combinando com o estilo carioca de se vestir. É o que diz a personal stylist Marianna Oliveira. Em suas dicas de looks para o inverno não falta um casacão de tricô, já que "os mais abertos podem ser usados sem nada por baixo, o que dá um ar de inverno total, mas sem esquentar demais".

"Esses casacos mais pesados podem ser usados com shorts, o que valoriza a silhueta feminina e compõem um look de inverno bem típico do carioca", acrescentou Marianna, que tenta adaptar as tendências a suas clientes sem se "prender rigorosamente à moda de inverno, quase impossível de usar no Rio".

A blogueira Juliana Hansen costuma publicar dicas de roupas que estão em alta, mas com um preço acessível. Ela defende que, para a carioca complementar os looks no inverno em dias de temperatura mais elevada, deve abusar dos acessórios como gorros e lenços.

"Sempre cai bem usar uma botinha, ankle boots, com um short. Assim podemos usar peças mais quentes sem passar vergonha na rua em um dia de calor", explicou a blogueira.

As temperaturas altas no inverno, aliás, são uma questão a ser trabalhada no desenvolvimento de uma coleção, segundo Gabriela Nonohay, estilista da marca Bohoa.

Gabriela acredita que "é bem difícil diferenciar uma coleção de inverno da de verão no Brasil, até mesmo em relação às cores e aos tecidos". A dica da estilista é trabalhar exatamente nisso, e aproveitar para usar mangas longas com tecidos bem leves.

E engana-se quem pensa que só mulheres se importam com essas questões. Pedro Pinheiro, jovem empresário que está no Salão Bossa Nova - evento paralelo ao Fashion Rio - aproveitou a semana de moda para fazer mais pesquisas, já que está abrindo sua grife, e diz que a coleção de inverno masculina o preocupa "bastante".

Para Pedro, apesar de ter diminuído, para os homens ainda "existe muito preconceito na hora de usar acessórios ou algo que complemente o look". O empresário diz que a solução para uma aparência mais invernal é o uso do couro, dos cachecóis e de gorros que, segundo ele "estão bastante em alta".

O Fashion Rio acontece no Pier Mauá até sábado, dia 9. Nove marcas ainda desfilarão até o fim da temporada de Outono/Inverno carioca de 2014.