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Agência Efe apresenta plano de expansão global e novo serviço EFEUSA

20/10/2013 17h49

Denver (EUA), 20 out (EFE).- A agência internacional de notícias Efe apresentou neste domingo em Denver, no Colorado, plano de expansão global para seu 75º aniversário de fundação, em 2014, além de um balanço dos primeiros 40 dias do novo serviço EFEUSA, nos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva concedida durante a 69º conferência da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) José Antonio Vera, presidente da Efe, e Laureano García, vice-presidente da Efe News, explicaram diferentes aspectos da expansão e desenvolvimento da agência.

"Estamos em 120 países. Somos a primeira agência de notícias de língua espanhola no mundo. Na América Latina, por exemplo, estamos em todos os países e 40% da informação internacional de agências publicada é da Efe", comentou Vera.

E Laureano García disse que o novo serviço EFEUSA é continuação do compromisso da Efe com pessoas que tem como primeira língua o espanhol.

Nos Estados Unidos, a Efe têm uma penetração superior aos 30% na imprensa que utiliza o espanhol, acrescentou García.

Segundo Vera, aproveitando o impulso do 75º aniversário da Efe, "aumentaremos nossa presença nos mercados da Ásia, África e do mundo árabe. A Efe opera há muito tempo no Cairo (Egito) e está avaliando a abertura de um escritório nos Emirados Árabes".

No caso específico dos Estados Unidos, a Efe buscará captar um segmento cada vez maior,dos 53 milhões de hispânicos neste país.

"Os meios hispânicos nos Estados Unidos deram visibilidade à comunidade hispana. Mas os hispânicos ainda devem crescer, dar um salto na escala social, para estar em pé de igualdade com os cidadãos anglo-saxões", comentou Laureano García.

Com melhor informação e conteúdos hispânicos e gerais - economia e negócios, cultura, tecnologia, esporte, política - já que tudo o que acontece no país afeta aos hispânicos, "manteremos o idioma e nossas culturas latinas", explicou o vice-presidente da Efe News.

"Vamos crescer nos Estados Unidos junto com a comunidade hispânica por meio de conteúdos apropriados e sobre a base que já temos", que inclui escritórios em Washington, Nova York, Miami e Porto Rico, representação estável na Califórnia e Texas, e colaboradores no resto do país, segundo García.