Topo

Fotógrafo capta "essência" dos elefantes africanos e leva prêmio Veolia 2013

16/10/2013 11h40

Londres, 16 out (EFE).- Uma fotografia de uma manada de elefantes africanos tomada pelo artista local Greg du Toit, que se escondeu em um recipiente com terra para capturar a imagem, venceu nesta quarta-feira o Veolia Environment Wildlife Photographer 2013, um dos principais concursos de fotos de vida selvagem do mundo.

Intitulada "Essência de Elefantes" e amparada em cores azuladas, a imagem do fotógrafo sul-africano foi tirada a um metro dos animais em uma lagoa da reserva natural Northen Tuli Game, em Botsuana, no sul da África.

"Escolhi elefantes porque sinto uma energia muito especial quando estou perto deles", declarou à "BBC" du Toit, que reconheceu que os elefantes "são animais muito grandes e pouco carismáticos para serem fotografados".

O fotógrafo, que demorou dez anos para tirar a foto que buscava, utilizou um grande angulo e uma velocidade de disparo lenta para criar uma atmosfera fantasmagórica e de movimento destes mamíferos.

O certame premiou outras 18 disciplinas fotográficas, como a de "animais de sangue frio", onde o júri escolheu como ganhador o mexicano Luis Javier Sandoval por uma foto de uma tartaruga em risco de extinção na praia da Península de Iucatã com o objetivo de denunciar a exploração das águas da região em consequência do aumento do turismo.

Reunindo fotógrafos de 96 países e 43 mil fotografias, o Veolia é encerrado com uma grande exposição das 100 imagens premiadas no Museu de História Natural de Londres, a qual se estenderá até o dia 23 de março de 2014.