Entretenimento

Morre diretor francês de teatro, cinema e ópera Patrice Chéreau

Claudio Onorati/EFE
O diretor de teatro, cinema e ópera Patrice Chéreau Imagem: Claudio Onorati/EFE

De Paris*

07/10/2013 16h59

O diretor de teatro e cineasta Patrice Chéreau morreu nesta segunda-feira (7) em Paris, aos 68 anos, após lutar contra um câncer de pulmão.

Nascido em 1944 em uma família de pintores, Chéreau era um dos principais nomes da cena francesa e um consagrado diretor de cinema e de ópera. Era conhecido por ser exigente com os atores e também por sua enorme capacidade produtiva. Seu modo particular de dirigir mesclava instinto e um profundo conhecimento das obras.

Seu último trabalho foi "Elektra", de Richard Strauss, ovacionado em julho passado no festival de ópera de Aix-en-Provence.

Na ópera, após a sequência que montou com Boulez para o centenário do Festival de Bayreuth, em 1976 , que o tornou mundialmente famoso, Chereau colaborou com Barenboim ("Wozzeck", de Berg, em 1992; "Tristão e Isolda ", de Wagner, em 2007 ) e com Daniel Harding ("Cosi fan tutte", de Mozart , em 2005), entre outros.

No cimena, dirigiu dez filmes, entre eles "A Rainha Margot " (1994), premiado no Festival de Cannes, e "Intimidade", Urso de Ouro em Berlim em 2001.

*Com informações da AFP

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo