Morre diretor francês de teatro, cinema e ópera Patrice Chéreau
O diretor de teatro e cineasta Patrice Chéreau morreu nesta segunda-feira (7) em Paris, aos 68 anos, após lutar contra um câncer de pulmão.
Nascido em 1944 em uma família de pintores, Chéreau era um dos principais nomes da cena francesa e um consagrado diretor de cinema e de ópera. Era conhecido por ser exigente com os atores e também por sua enorme capacidade produtiva. Seu modo particular de dirigir mesclava instinto e um profundo conhecimento das obras.
Seu último trabalho foi "Elektra", de Richard Strauss, ovacionado em julho passado no festival de ópera de Aix-en-Provence.
Na ópera, após a sequência que montou com Boulez para o centenário do Festival de Bayreuth, em 1976 , que o tornou mundialmente famoso, Chereau colaborou com Barenboim ("Wozzeck", de Berg, em 1992; "Tristão e Isolda ", de Wagner, em 2007 ) e com Daniel Harding ("Cosi fan tutte", de Mozart , em 2005), entre outros.
No cimena, dirigiu dez filmes, entre eles "A Rainha Margot " (1994), premiado no Festival de Cannes, e "Intimidade", Urso de Ouro em Berlim em 2001.
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.