Quadrinhos

"Faria algo muito melhor", diz desenhista da nova HQ de Asterix

Maria Llort

Da EFE, em Paris

02/10/2013 12h49

O personagem Asterix, protagonista da história em quadrinhos mais vendida do mundo, viajará à Escócia em sua nova e aguardada obra, "Asterix Entre os Pictos", o primeiro da saga que não é assinado por nenhum de seus dois criadores, René Goscinny, falecido em 1977, e Albert Uderzo, que apenas supervisionou o projeto.

A nova HQ de Asterix, que foi apresentada nesta quarta-feira (2) na capital francesa e será lançada em 15 países no dia 24 de outubro, com uma tiragem inicial de 5 milhões de exemplares, tem roteiro de Jean-Yves Ferri e ilustrações de Didier Conrad.

Durante a apresentação do 35º álbum, Uderzo, de 86 anos, admitiu que era reticente ao fato da saga ter continuidade sem a participação de nenhum de seus dois criadores, mas, como ele mesmo disse, acabou sendo convencido por Anne, a filha de Goscinny.

Anne lembrou que as aventuras do personagem francês seguiram pelas mãos de Uderzo após a morte de seu pai, ressaltando que Asterix tem "uma identidade forte" o suficiente para sobreviver mesmo sem seus autores. Neste sentido, o roteirista Jean-Yves Ferri, conhecido na França pela série Aimé Lacapelle, assegurou que tentou respeitar ao máximo "o ritmo e os jogos de palavras" próprios da saga.

Desenhos complexos
Didier Conrad, por sua parte, admitiu que ter desenhado o novo álbum de Asterix foi "muito complexo", já que optou por seguir os mesmos traços feitos por Uderzo. Embora tenha se mostrado satisfeito com o resultado, o ilustrador indicou que, se tivesse oportunidade de participar de outro álbum, "faria algo muito melhor". Aliás, Ferri também não descartou a possibilidade de continuar trabalhando na saga, tendo em vista que, como ele mesmo destacou, não lhe faltam ideias para outras histórias.

Nesta nova aventura, apesar do grande mistério feito torno desse lançamento, Asterix e Obelix mantêm contato com a tribo dos pictos, que viviam no norte das Ilhas Britânicas, além da Muralha de Adriano, no que hoje é a Escócia. Uderzo se mostrou muito satisfeito com o resultado do novo álbum e assinalou que tanto Conrad como Ferri, que nasceram em 1959, o mesmo ano em que a primeira história em quadrinhos da saga foi lançada, "teriam sido feitos para Asterix, embora não soubessem".

Os novos desenhista e roteirista foram selecionados em um processo confidencial pelo próprio Uderzo e pela filha de Goscinny, que qualificaram como "extraordinário" o título de "Asterix e Entre os Pictos", uma referência ao nome que os romanos davam aos habitantes da Escócia. O criador da série revelou que as ilustrações do desse novo álbum foram iniciadas por outro artista, mas, após um ano de trabalho, ele precisou abandonar o projeto. Desta forma, Conrad foi convidado para retomar o trabalho e, em apenas seis meses, já tinha acabado.

Ferri, nascido na Argélia, confessou que seu personagem favorito é Obelix, "o mais imprevisível", enquanto Conrad, nascido em Marselha e de origem suíça, se identifica mais com Asterix. Conrad também apontou que, apesar de Asterix "ser muito francês", ele tem "algo de universal", um fato que pode explicar seu êxito no mundo todo.

Novo filme em 3D
A saga protagonizada por esses dois "irredutíveis franceses" é a mais vendida da história, com mais de 352 milhões de álbuns vendidos no mundo todo e com traduções para 111 idiomas, segundo assinalou a gerente da editora Albert René, Isabelle Magnac. Além do novo álbum, um novo filme de animação em 3D de Asterix, que terá direção de Louis Clichy, deverá ser lançado no início de 2015, enquanto a Biblioteca Nacional da França acolherá uma exposição dedicada à saga a partir do próximo dia 13 de outubro.

Uderzo deixou o desenho no ano 2010, após 68 anos de dedicação às HQ's, e o último volume criado por ele, "Asterix e Obelix - O Livro de Ouro", foi publicado em 2009. O personagem de Asterix surgiu na revista Pilotis no ano de 1959, mas o primeiro álbum, intitulado "Asterix, o Francês", foi publicado somente dois anos mais tarde e com uma tiragem de 6 mil exemplares.

Na sequência vieram outros 33 livros, com títulos como "Asterix e os Godos" e "Asterix e Cleópatra", alguns dos quais também foram levados aos cinemas, tanto em animação - "Os 12 Trabalhos de Asterix" - como em filmes protagonizados por atores, como "Asterix: missão Cleópatra", que conta com participação Christian Clavier e Gérard Depardieu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Da Redação
Da Redação
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
redetv
do UOL
redetv
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
redetv
Da Redação
Da Redação

Liga da Justiça está fora da San Diego Comic-Con? | Hyperdrive

omelete.com.br -Liga da Justiça fora da San Diego Comic-Con, Homem-Aranha andando de bicicleta no set de Spider-Man: Homecoming, a pré venda de Esquadrão Suicida, uma nova imagem da série de TV do Flash, a armadura de Victor Von Doom como o Homem de Ferro, Gwen Stacy e Miles Morales juntos nos quadrinhos e a reformulação dos quadrinhos da Marvel no Hyperdrive de hoje. Hyperdrive, de segunda a sexta, sempre às 20 horas! Assine nosso canal para não perder nenhum e ajude-nos compartilhando com os amigos. Acesse omeleteclube.com.br para assinar sua Omelete Box e curta a página facebook.com/Omeletebox para não perder nada! Leia mais sobre Homem-Aranha - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/homem-aranha-miles-morales-e-gwen-stacy-estao-apaixonados/ Leia mais sobre Marvel Comics - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/marvel-now-vaza-a-lista-das-primeiras-series-novas-da-reformulacao-de-fim-de-ano/ Leia mais sobre Homem de Ferro - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/marvel-revela-a-possivel-armadura-do-novo-homem-de-ferro-doutor-destino/ Leia mais sobre The Flash - https://omelete.uol.com.br/series-tv/noticia/the-flash-wally-west-aparece-como-kid-flash-em-fotos-da-terceira-temporada Leia mais sobre Esquadrão Suicida - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/esquadrao-suicida-ganha-comercial-com-cenas-ineditas-e-23-imagens-em-alta-resolucao/ Leia mais sobre Spider-Man: Homecoming - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/spider-man-homecoming-homem-aranha-usa-teia-em-novo-video-do-set/ Leia mais sobre Liga da Justiça - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/comic-con-apresentacao-da-wb-em-san-diego-pode-nao-ter-liga-da-justica/

Da Redação
Da Redação
Topo