Topo

Instalações artísticas promovem cultura brasileira na Alemanha

Visitante observa a obra "Magmatic" da artista Maria Nepomuceno em uma das instalações da exposição "Brasiliana" - NORBERT MIGULETZ/EFE
Visitante observa a obra "Magmatic" da artista Maria Nepomuceno em uma das instalações da exposição "Brasiliana" Imagem: NORBERT MIGULETZ/EFE

01/10/2013 17h17

Em paralelo à realização da Feira do Livro de Frankfurt, que neste ano traz o Brasil como "convidado de honra", instalações artísticas baseadas na cultura brasileira serão apresentadas a partir desta quarta (2) e seguirão expostas até o dia 5 de janeiro de 2014.

Intitulada "Brasiliana", a exposição organizada pelo Museu Schirn intercala peças de artistas clássicos, como Hélio Oiticica, Neville D'Almeida, Lygia Clark, Tunga e Cildo Meireles, com trabalhos de destaques das novas gerações, caso de Ernesto Neto, Maria Nepomuceno, Henrique Oliveira e Dias, e Riedweg.

Aliás, as obras de Lygia Clark e Oiticica se caracterizam por se afastarem das imagens de duas dimensões para desenvolver uma arte dinâmica e que se mistura com o real.

Já em "Magmatic" (2013), Nepomuceno funde a história moderna do Brasil com técnicas tradicionais da arte indígena. Utilizando resinas, cacto, cerâmicas, cordas e outros materiais, o artista brasileiro exalta a natureza tropical aos visitantes.

As esculturas de Oiticica também poderão ser vistas no Palmem Garten - Jardim Botânico - de Frankfurt, enquanto "graffitis" de seis artistas brasileiros estarão espalhados por lugares emblemáticos da capital financeira alemã.

O Museu de Arte Moderna de Frankfurt apresentará uma retrospectiva de Oiticica, a maior realizada até agora na Alemanha, que vai expor trabalhos de todas as fases de sua obra.