Projeto para proteger patrimônio cultural sírio será lançado em Nova York
O Conselho Internacional de Museus (ICOM) lançará nesta quarta-feira (25) em Nova York um projeto para identificar bens e objetos culturais sírios "em risco" por causa da guerra civil no país para tentar protegê-los, anunciou nesta segunda-feira o Departamento de Estado dos EUA.
O ICOM, vinculado à Unesco, elaborou uma "lista vermelha" em parceria com o Departamento de Estado para responder aos "saques generalizados de museus e sítios arqueológicos na Síria", e ajudar às autoridades a identificar objetos que podem ser protegidos pelas leis nacionais ou internacionais.
"A destruição e o saque de lugares e monumentos conservados durante milênios deixa a Síria em risco de perder um legado cultural de importância universal", advertiu o Departamento de Estado em comunicado.
Os Estados Unidos "continuam pedindo" a todas as partes envolvidas no conflito na Síria que "respeitem e protejam" os pontos culturais como museus e arquivos, e também os locais de interesse arqueológico e histórico.
O lançamento da iniciativa vai acontecer nesta quarta-feira no Museu Metropolitano de Arte de Nova York.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.