Topo

Rock in Rio 2013 começa na 6ª feira com expectativa de atrair 600 mil pessoas

12/09/2013 14h04

Rio de Janeiro, 12 set (EFE).- A 13ª edição do Rock in Rio, um dos maiores festivais de rock do mundo, começa na sexta-feira no Rio de Janeiro com todas as 595 mil entradas esgotadas para as sete noites de música, que terão atrações como Metallica, Iron Maiden, Slayer, Bon Jovi, Sepultura e Beyoncé.

A edição de 2013 tem apresentações programadas para os dias 13,14,15,19,20,21 e 22 de setembro, assim como diferentes atrações para os 85 mil presentes que são esperados todos os dias na Cidade do Rock, um espaço de 150 mil metros quadrados na zona oeste da cidade.

O festival, qualificado por seus organizadores como o maior do mundo, começa na sexta-feira com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Brasileira que, ao ritmo de rock, dará as boas-vindas à Ivete Sangalo, ao DJ francês David Guetta e à estrela principal da noite, a americana Beyoncé.

Guetta, ganhador de três prêmios Grammy pelas músicas eletrônicas que colocou entre as mais vendidas do mundo, será o primeiro DJ a se apresentar no palco principal do Rock in Rio.

O primeiro dia do festival contará com um concerto em homenagem a Cazuza, que morreu em 1990 vítima de Aids.

Após uma primeira noite dedicada à música popular brasileira e ao pop internacional, o Rock in Rio ganhará baterias e guitarras no sábado com The Offspring e Marky Ramone, Muse, Thirty Seconds To Mars e Florence and The Machine.

O primeiro fim de semana do festival terminará no domingo com o dia menos roqueiro desta edição. Justin Timberlake, Alicia Keys, George Benson e Jota Quest serão os protagonistas dessa noite.

Por outro lado, na quinta-feira da próxima semana, o rock pesado ganha espaço com Metallica, Alice in Chains e Ghost B.C., que terão a companhia de Sepultura e Rob Zombie.

No dia seguinte, o ritmo volta de forma mais suave com a apresentação de Bon Jovi, que confirmou presença no Rio apesar de ter cancelado a maioria dos shows marcados neste mês na América do Sul. Nessa mesma noite, Nickelback, Matchbox Twenty e Ben Harper também se apresentam.

A principal atração do sábado, dia 20, será o veterano americano Bruce Springsteen, de quem é esperado um concerto de até três horas e que será precedido por Philip Phillips, John Mayer e Skank.

E no domingo da próxima semana, para fechar com chave de ouro, o Rock in Rio voltará a ver shows de Iron Maiden, Avenge Sevenfold e Slayer. Essa mesma noite também terá as apresentações do Sepultura, Destruction e Krisiun.

A Cidade do Rock, construída no Parque dos Atletas que o Rio de Janeiro preparou para os Jogos Olímpicos de 2016, contará com dois palcos principais (Mundo e Sunset) e com três secundários, um dedicado à música eletrônica, outro à música popular e o último aos populares bailes de rua, em onde serão promovidos concursos e "batalhas".

O complexo também contará com atrações como uma montanha-russa, uma tirolesa que atravessará de lado a lado o principal palco, uma enorme roda-gigante e outras atrações mecânicas, assim como restaurantes e lojas temáticas.

A anterior edição do festival no Rio de Janeiro, em 2011, atraiu em sete dias cerca de 700 mil pessoas para ver grupos como Metallica, Coldplay, Maná, Snow Patroll, Rede Hot Chili Peppers e Guns N'Roses, e cantares como Elton John, Stevie Wonder e Shakira.

Os organizadores, no entanto, decidiram reduzir neste ano de 100 mil para 85 mil pessoas a capacidade de cada noite a fim de facilitar o trânsito e aumentar a comodidade.

A edição deste ano será a 13ª do festival e a quinta no Rio de Janeiro, onde o evento nasceu em 1985, antes de começar a passar por cidades como Madri e Lisboa.

As autoridades do Rio de Janeiro calculam que o festival atrairá cerca de 300 mil turistas e terá um impacto econômico de cerca de US$ 480 milhões, valor 15% superior ao de 2011.